Uniplac - Graduação - Pedagogia - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19430

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Pesquisar, planejar e elaborar materiais para a execução dos projetos de extensionistas criados no semestre anterior, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa vivenciadas na universidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Ajustar os projetos elaborados no semestre anterior; 2. Criar familiaridade com o tema, a partir de pesquisas, leituras e referências; 3. Elaborar materiais para a execução dos projetos; 4. Alinhar os detalhes pertinentes ao prosseguimento dos projetos; 5. Organizar o cronograma de execução do próximo semestre.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Apresentação da disciplina e dinâmica sobre o trabalho coletivo;
1.2 Apresentação e discussão dos projetos produzidos no semestre anterior;
1.3 Avaliação e revisão dos projetos selecionados;
1.4 Definição dos grupos de trabalho.

8

2

2.1 Familiarização com os temas dos projetos a partir de pesquisas, leituras e buscas por referências;
2.2 Leitura de artigos, textos e referências exitosas, em projetos de práticas extensionistas.

8

3

3.1 Planejamento e finalização dos projetos extensionistas;
3.2 Elaboração de materiais a serem utilizados na execução dos trabalhos;
3.3 Organização do cronograma de trabalho para o próximo semestre.

12

4

4.1 Orientação dos grupos de trabalho para as atividades de extensão
4.2 Finalização do roteiro de atividades e entrega da versão final

12

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos da disciplina, especialmente na elaboração dos materiais para a execução dos projetos de práticas extensionistas.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade de realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela assiduidade e pontualidade, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum

1

0.5

A definir

Integrativa

1, 2, 3, 4

1

A definir

1ª versão do roteiro

1, 2, 3, 4

3

A definir

x

A definir

Versão final do roteiro

todas

5

A definir

x

A definir

Fórum

2

0.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771653.

2

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

3

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir (ed.). Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788520449141.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622.

2

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A academia vai à escola. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda 238 p. (Coleção Práxia) 10628 ISBN 853080372-8

3

FREIRE, Paulo; GADOTTI, Moacir. Educação e mudança. 11.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1986. 79 p. (Educação E Comunidade) 5218

4

MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Almedina Brasil, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786586618518.

5

PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação. Barueri: Editora Manole Ltda, 2011. 998p. ISBN 9788520430460

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática