Uniplac - Graduação - Pedagogia - Literatura Infanto Juvenil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par054/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Literatura Infanto Juvenil

0-19428

2

40


EMENTA

Literatura infanto-juvenil: teoria, prática e pesquisa. Literatura infanto-juvenil brasileira Contemporânea.

Literatura infanto-juvenil catarinense.


OBJETIVO GERAL

Formar o professor de literatura infanto-juvenil com capacidade de comunicação, abstração, análise e valorização da leitura literária como experiência estética e cultural, e para atuar de forma crítica e autocrítica na formação do leitor na educação básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abordar a literatura infanto-juvenil em seu contexto histórico e social. Refletir sobre os conceitos e práticas relacionados ao ensino de literatura infanto-juvenil. Orientar a escolha de obras literárias e abordagens de trabalho para propiciar um ensino democrático


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução: conceitos e funções

20

2

Prática, didática e pesquisa

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Trabalhos individuais. Leitura individual da bibliografia recomendada. Elaboração de mapas mentais e produções escritas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento histórico crítico do campo e de metodologias de ensino e pesquisa de literatura infanto-juvenil

HABILIDADES

Atuar de acordo com o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício da profissão docente

ATITUDES

Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos e estratégias adquiridos.

OUTRAS

Participação nas discussões propostas nas diversas plataformas propostas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Mapa Mental

1

x

x

x

1.0

A definir

Av2 - Produção Textual

1

x

x

x

1.0

A definir

Av3 - Síntese (texto)

2

x

x

x

0.9

A definir

Av4 - Tarefa

2

0

A definir

x

A definir

Av. Final

1 e2

x

x

x

5.1

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2017. 329p. ISBN 9788526023284.

2

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 7.ed.rev. e atual. São Paulo: Editora Moderna Ltda, 2005. 287 p. ISBN 8516026310

3

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 14.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2000. 366 p. (Literatura E Teoria Literária) 259 ISBN 85-219-0064-4


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Heloísa. Conto de fadas. São Paulo: Editora FTD S/a, 2001. (Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso).

2

GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1991. 189 p. (Pioneira-manuais De Estudo) 2410

3

COLOMER, Teresa; SANDRONI, Laura. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2003. ISBN 85260801-3

4

SILVA, Danusia Apparecida; BIFFI, Darcy de Liz. Ler para conhecer a literatura infantil e juvenil catarinense. Lages: Ed. do Autor, 2004.

5

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. 4.ed. São Paulo: Editora Ática, 1991. 285 p. (Fundamentos) 10386 ISBN 850803781-3

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática