Uniplac - Graduação - Pedagogia - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Josilaine Antunes Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19423

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade.

Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo.  Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença.  Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir dos contextos escolares.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. 

20

2

Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

2.0

A definir

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

2.0

A definir

Avaliação 02 – Seminário

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03  - Prova final (individual) 

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 176 p. ISBN 858658421-5.

2

MACEDO, Elizabeth; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; MANHÃES, Luiz Carlos; ALVES, Nilda (org.). Criar currículo no cotidiano. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2011. 101 p. (Série cultura, memória e currículo, v. 1). ISBN 978-85-249-0892-7.

3

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

globalização e interdiciplinaredadew

2

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998. 275 p. ISBN 857307313-6.

3

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5.

4

SILVA, Aida Maria Monteiro; MONTEIRO, Ana Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SANTO, Lucíola L. C.; LIBÂNEO, José Carlos; ARAÚJO, José Carlos Souza; SOARES, Magda; OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales; TARDIF, Maurice. Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. 197 p. ISBN 8574900834

5

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11.ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 243 p. (Coleção estudos culturais em educação). ISBN 853261497-3.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática