Uniplac - Graduação - Pedagogia - Alfabetização e Numeralização I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Marli Coscodai Souza, Naiara Gracia Tibola


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Alfabetização e Numeralização I

0-19420

4

80


EMENTA

Metodologias de alfabetização e fundamentos da numeralização.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar compreensão das relações existentes entre metodologias de Alfabetização, Letramento, conceito e processo de aprendizagem da construção do número e dos fundamentos da numeralização e seus desdobramentos nos processos de aprendizagem e inclusão de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Refletir sobre os elementos da prática pedagógica, das metodologias e dos processos de alfabetização, letramento e construção do número na educação básica. 2) Identificar e realizar práticas pedagógicas de alfabetização, letramento e numeralização a partir de propostas curriculares locais, regionais e nacionais. 3) Reconhecer nos processos de alfabetização, letramento e numeralização conceitos teórico práticos que auxiliem na elaboração de práticas pedagógicas e curriculares que respeitem as diferenças das pessoas em ambientes escolares e não escolares. 4) Identificar, no processo histórico as diferentes etapas que precedem a aquisição do sistema decimal de numeração. 5) Desenvolver o pensamento numérico, relacionado à capacidade de contar, quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. 6) Pesquisar brincadeiras e jogos como instrumento de construção e de regras para observar, contar e operar


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.1 Método e metodologia
1.2.Análise dos métodos de alfabetização
1.3 Metodologia de Alfabetização Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento.
1.4 Projeto didático para o trabalho com a leitura e a escrita na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e EJA.
1.5 Programas e projetos de alfabetização atuais.
1.6 A persistência de dilemas: prontidão para a alfabetização e cartilhas de alfabetização

40

2

2.1 História dos números: A construção do Número, invenções e convenções; Fontes históricas e cotidianas da construção do conceito de número.
2.2 Sistema de Numeração Decimal: Número e contagem. Valor Posicional do sistema de numeração. Operações Básicas do Sistema Decimal: Operações Numéricas; adição e subtração, multiplicação e divisão.
2.3 Resolução de Problemas: Tipos de problemas: de enredo, arme e efetue, convencionais, não convencionais e de aplicação.
2.4 O jogo e aprendizagem de noções matemáticas.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.


Estratégias:Unidade 1: Leitura individual e coletiva, elaboração de conceitos, pesquisa de campo, filmes, vídeos, registros, comentários escritos, síntese, produção individual, seminários, problematização. Relatório de aulas. Unidade 2: Exposição dialogada; produção de texto; trabalhos em grupo. Pesquisas. Linha do tempo. Problematização. Oficinas e seminários de conteúdos e de metodologias de ensino de matemática. Uso de recursos audiovisuais; Produção de materiais pedagógicos. Apresentação de trabalhos utilizando as metodologias ativas: Sala de aula invertida, GO, GV. Elaboração de jogos e resolução de exercícios utilizando tecnologias digitais.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em questões apresentadas nas avaliações

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. Relatório de aulas

ATITUDES

Comprometimento. Regularidade e pontualidade nas postagens. Conduta ética. Participação em sala de aula.

OUTRAS

seminários

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

todas

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

1-Atividade Avaliativa

01

x

x

x

2.0

17/06/2024

x

A definir

2-Trabalho de pesquisa

01

x

x

x

2.0

24/06/2024

3-Textos e exercícios escritos, pesquisas, relatos orais, produção de análise do pensamento numérico com uso de materiais didáticos

02

x

x

x

2.0

19/06/2024

x

A definir

4-Pesquisas e participação em oficinas de jogos e de material didático pedagógico.

02

x

x

x

2.0

03/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática de matemática: Como doís e doís a construção de matemática. São Paulo: Editora FTD S/a, 1997. 335 p. 23144 ISBN 853223548-4

2

PIAGET, Jean; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. 331 p 17410

3

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2022. 377 p. ISBN 978-85-7244-958-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Desenvolvimento de competências matemáticas com recursos lúdico-manipulativos: para crianças de 6 a doze anos

2

KAMII, Constance; DECLARK, Geórgia. Reinventando á aritmética: implicações da teoria de piaget. 16. ed. Campinas: Papirus, 2001. 308 p. ISBN 85-308-0117-2.

3

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2001. 149 p. 6288

4

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo; OLIVEIRA. LÓLIO LOURENÇO. Alfabetização: leitura do mundo : leitura da palavra. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2002. 167 p. ISBN 852190525-4

5

LOYO, Tiago et al. Fundamentos e metodologias de matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595029781.

obs:BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CNE 2017.Fonte: http://portal.mec.gov.br BNCC NA PRÁTICA Tudo que você precisa saber sobre Matemática. Fonte: www.BNCC.NOVAESCOLA.ORG.BR BARROS, Rubem. “É preciso ter vários métodos para alfabetizar", afirma especialista. Entrevista com Magda Soares 18 DE OUTUBRO DE 2016 - https://revistaeducacao.com.br/2016/10/18/e-preciso-ter-varios-metodos-para-alfabetizar-afirma-especialista CANDIDO, Patrícia Terezinha. O Ensino das quatro operações aritméticas a serviço de uma matemática com significado: Módulo II - 1.ed.. – São Paulo: Cidadela Comunicações: Interação Urbana, 2020. GIACOMIN, Letícia Melo. Alfabetização em destaque: resenha do livro alfabetização: a questão dos métodos

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática