Uniplac - Graduação - Música - Estudos em Educação Musical II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estudos em Educação Musical II

0-19412

2

40


EMENTA

Investigação científica em educação musical. Conteúdos básicos em música e vivências musicais

voltadas ao ensino e à aprendizagem da música. Construção histórica, social, cultural, epistemológica

e ideológica dos currículos de música. Currículo, escola e sociedade. Estudo de projetos, programas e

propostas curriculares de educação musical. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de

acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Refletir pedagogicamente sobre o contexto histórico da organização curricular e extracurricular em educação musical.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender historicamente o surgimento das referências curriculares para Educação Musical no Brasil. Entender a importância do currículo em educação musical e do planejamento pedagógico no desenvolvimento dos processos educacionais. Perceber as diferenças entre projetos, programas e propostas curriculares e extracurriculares. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.
Pressupostos teórico-metodológicos da educação musical.
Ensino de música: Educadores dos métodos ativos e educadores contemporâneos.
Planejamento e seleção de conteúdos e atividades para educação musical.
Elaboração e organização de projetos para educação musical.
O ensino de música na educação infantil. Problematização e socialização de atividades práticas.
O ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental. Problematização e socialização de atividades práticas.
O ensino de música nas séries finais do ensino fundamental. Problematização e socialização de atividades práticas.
O ensino de música nas séries finais do ensino fundamental. Problematização e socialização de atividades práticas.

26

2

Propostas de ensino de música nos espaços de educação informal. Problematização e socialização de práticas musicais em projetos e programas sociais.
Análise das propostas curriculares vigentes para o ensino de música. Processos de ensino aprendizagem e avaliação articulada ao currículo.
A construção de propostas curriculares para a educação musical na escola básica.

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos de educação musical relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de música na educação básica

ATITUDES

No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de música como área do conhecimento.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1 - Seminário

Unidade 1

x

x

x

4

02/04/2024

x

09/04/2024

avaliação 2 -

unidade 2

x

x

x

4

14/05/2024

x

21/05/2024

avaliação integrativa

integrativa

x

x

x

2

19/06/2024

x

20/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GAINZA, Violeta Hemsy de. Estudos de psicopedagogia musical. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1988. 140 p. (Novas buscas em educação). ISBN 8532303188.

2

GORDON, Edwin E. Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000. 510 p. ISBN 9723108763.

3

ILARI, Beatriz Senoi. Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2006. 452 p. ISBN 8573351403


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva

2

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz Senoi. Pedagogias em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2012. 347p. ISBN 9788565704489.

3

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Som, gesto, forma e cor: Dimensões da arte e seu ensino. 2.ed. Belo Horizonte: Arte & Indústria Editora Ltda, 1996. 111 p. (Coleção arte e ensino)

4

SOUZA, Jusamara. Aprender e Ensinar Música no Cotidiano. Sulina 2008

5

PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. 2.ed. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 2010. 246p. ISBN 9788520505755

obs:

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