PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Música I |
0-19409 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Introdução à história da música e à musicologia. Definição, conceitos e função social da música. Música no contexto sócio-cultural e histórico. Origens: pré-história, antiguidade, culturas não- ocidentais. História da música ocidental primórdios da música ocidental. Grécia e Roma. Idade média. Renascimento, suas principais características e correntes musicais. Fontes documentais e bibliográficas, compositores e obras representativas destes períodos. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar uma reflexão e aprofundamento do conhecimento histórico da música. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Oportunizar aos futuros professores uma reflexão teórico-metodológico da apropriação do conhecimento musical de diferentes culturas; - Proporcionar o estudo dos conceitos musicais com relação e o desenvolvimento da escrita musical e evolução dos instrumentos musicais; - Conhecer o desenvolvimento dos conceitos da música e sua função social. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução à História da Música e á Musicologia |
02 |
2 |
Definição, conceitos e função social da música. |
02 |
3 |
A música no contexto sociocultural e histórico. |
04 |
4 |
Origens: Pré-História, Antiguidade, culturas não-ocidentais. |
08 |
5 |
História da Música ocidental primórdios da Música ocidental. |
04 |
6 |
Grécia e Roma. |
04 |
7 |
Idade Média. |
08 |
8 |
Renascimento, suas principais características e correntes musicais |
08 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Leitura e realização de resumos críticos e apresentação de trabalhos – seminários |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
------------------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01: Questionário avaliativo, por meio de pesquisa. |
1, 2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
07/03/2024 |
x |
14/03/2024 |
||||
Avaliação 02: Apresentação de seminário, em pequenos grupos, em que cada grupo sorteará um dos conteúdos da unidade 4 e 5. |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
02/05/2024 |
x |
09/05/2024 |
||||
Avaliação 03: - Resumo, em duplas, dos conteúdos para entregar e apresentar (2,5 pontos). - Mesa redonda e debate sobre os resumos dos conteúdos (0,5 ponto). |
6, 7 e 8 |
x |
x |
x |
3.0 |
27/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ISBN 8533615000. |
|||||||||||
2 |
CARPEAUX, Otto Maria. Uma nova história da música. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. 427 p. ISBN 85-00-60011-X. |
|||||||||||
3 |
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: Da idade média ao século XX. 3.ed. Rio de Janeiro: Ediouro publicações, 2001. 525 p. ISBN 850000877-6 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. De Tramas e Fios - Um Ensaio Sobre Música e Educação. Unesp 2008 |
|||||||||||
2 |
FREDERICO, Edson. Música: Breve história. São Paulo: Irmãos Vitale, 1999. 119 p. ISBN 857407079-3 |
|||||||||||
3 |
MORAES, J. Jota de. O que é música. São Paulo: Editora Brasiliense S.a., 2001. 105 p. (Primeiros Passos) ISBN 8511010807 |
|||||||||||
4 |
BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911 |
|||||||||||
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |