Uniplac - Graduação - Música - Harmonia I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Harmonia I

0-19408

2

40


EMENTA

Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três sons. Funções harmônicas

básicas. Condução de vozes e encadeamento de acordes. Estudo dos sistemas de cifragem de acordes.

Desenvolvimento da percepção harmônica. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de

acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Dominar as regras e conceitos básicos da harmonia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sistematizar os conhecimentos relativos aos acordes de três e quatro sons (estrutura, estado, tipo, classificação); - Desenvolver a percepção musical das tríades e tétrades quanto ao modo, tipo e função harmônica do acorde; - Sistematizar os conhecimentos sobre encadeamento de acordes, condução de vozes; - Desenvolver os conhecimentos sobre o sistema tonal a partir do estudo das tríades e tétrades diatônicas pertencentes a escala maior e menor e do estudo das funções harmônicas atribuídas aos graus das escalas maiores e menores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Conceito de Harmonia; abordagem histórica do surgimento e desenvolvimento do termo; Surgimento das tríades e do sistema tonal.

2

2

Conceitos da teoria musical fundamentais para o desenvolvimento dos conteúdos da disciplina: Escalas Maiores e Menores; Armadura de Clave com sustenidos e bemóis; Campo Harmônico; Nome dos Graus da Escala Diatônica; Intervalos e suas classificações - maior, menor, aumentado e diminuto; Consonância e Dissonância.

4

3

Formação de Tríades - maior, menor, aumentada e diminuta; Nomes dos graus da tríade e tétrade.

2

4

Formação de Tétrades; Análise dos cinco tipos de tétrades mais usuais no sistema tonal; inversões de Tríades e Tétrades.

2

5

Símbolos de inversões e baixo cifrado; Acordes diatônicos nas tonalidades maiores e menores.

2

6

Sistemas de Cifragem.

4

7

Encadeamento de acordes e condução de vozes. Linha Melódica; Movimentos Paralelo, Oblíquo, Contrário, Direto e Estático;

20

8

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido dos Capítulos iniciais (pg. 9 à 60) do livro SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Internalização das técnicas de harmonização e condução de vozes.

HABILIDADES

- Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos.

ATITUDES

- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do conteúdo.

OUTRAS

Datas podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica I

1, 2, 3 e 4

x

x

x

4.0

02/04/2024

x

16/04/2024

Avaliação Teórica II

5, 6 e 7

x

x

x

4.0

04/06/2024

x

18/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. 143 p. ISBN 8585426977.

2

HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Mainz (Alemanha): Irmãos Vitale, 1949. 127 p.

3

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2011. 579 p. ISBN 978-85-393-0174-4.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2.ed. São Paulo: Anna Blume, 2006. 104 p. ISBN 8574195820

2

CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. São Paulo: Lumiar, 2009. 359p. ISBN 9788574072630.

3

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal (trad. Hugo L. Ribeiro e Jamary Oliveira). 6ª ed. [s.l.: ed. do trad.], 2015.

4

LIMA, Marisa Ramires Rosa de. Harmonia: uma abordagem prática. 2ª ed. São Paulo: Edição da autora, 2010.

5

SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004. 218 p. ISBN 85-86932-90-6.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática