Uniplac - Graduação - Música - Teoria e Percepção Musical III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Teoria e Percepção Musical III

0-19407

4

80


EMENTA

Aprimoramento geral da teoria e percepção musical. Desenvolvimento da percepção e estruturação

cognitiva da linguagem musical. Estudo de elementos melódicos com base no sistema tonal e nos

modos litúrgicos (graus conjuntos e arpejos). Estudo de elementos rítmicos em uma e duas vozes em

compassos simples e compostos, pausas e síncopes. Estudo de elementos harmônicos envolvendo

tríades e tétrades. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a capacidade de conceber e representar mentalmente a música em suas diferentes dimensões e traduzi-las em múltiplas representações escritas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Dominar os princípios técnicos de leitura para que o aluno possa desenvolver fluência na leitura de partituras à primeira vista; - Conectar mentalmente as dimensões da notação com a dimensão sonora;


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental, 1º e 2ª inversão;

4

2

Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

4

3

Leitura de Claves:
Estudos de Leitura de Claves nas Claves de Sol e de Fá na quarta linha

4

4

Ditado Melódico:
Melodias formadas com base em escalas;
Melodias com 2m, 2M, 3m e 3M;
Melodias com 2m, 2M, 3m, 3M, 4J e 5J;
Melodias formadas com base em escalas e arpejos de I e V graus; Melodias formadas com base em escalas e arpejos de I, IV e V graus;
Linhas melódicas com duas frases;
Breves melodias da literatura musical.

12

5

Ritmo:

Semínimas pontuadas em compasso simples a uma e duas vozes; Compasso 6/8 a uma e duas vozes;
Semicolcheias em compasso simples;
Colcheias pontuadas em compasso simples a uma e duas vozes; Semicolcheias em compasso 6/8 a uma e duas vozes;
Pausas e síncopes em compasso simples a uma e duas vozes; Pausas e síncopes em compasso 6/8;
Compasso 9/8 a uma e duas vozes;
Compasso 12/8 a uma e duas vozes;
Tercinas em compasso simples a uma e duas vozes;

28

6

Solfejo:
Revisão de melodias diatônicas em modo maior;
Revisão de melodias diatônicas em modo menor;
Melodias começando na quinta da tríade da tônica;
Melodias começando na terça da tríade da tônica;
Melodias com arpejo no IV grau em modo maior e menor;
Melodias com arpejo no V grau em modo maior e menor;
Melodias baseadas nos modos litúrgicos;

20

7

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido para o desenvolvimento das habilidades de Ritmo, Ditado Melódico e Solfejo.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; ED - Estudo Dirigido;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Conhecimento das técnicas abordadas para o desenvolvimento da Percepção Musical;

HABILIDADES

- Identificação dos elementos fundamentais do sistema tonal; - Compreensão do que se escuta; - Desenvolvimento do ouvido interno; - Reconhecimento e execução de motivos rítmicos;

ATITUDES

- Dedicação nas etapas de aprendizagem dos conteúdos; - Assiduidade e participação;

OUTRAS

Datas das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação I – Reconhecimento de Tríades em Estado Fundamental, 1º e 2ª inversão

1

x

x

x

0.5

04/03/2024

x

11/03/2024

Avaliação II – Reconhecimento de Tétrades – Maior com 7ª Maior, Maior com 7ª menor, Menor com 7ª Menor, Meio diminuta e diminuta.

2

x

x

x

0.5

01/04/2024

x

08/04/2024

Avaliação III - Leitura de Claves nas Claves de Sol e de Fá

3

x

x

x

1.0

22/04/2024

Avaliação IV – Ritmo

5

x

x

x

1.0

06/05/2024

x

13/05/2024

Avaliação V - Ditado Melódico

4

x

x

x

2.0

27/05/2024

x

03/06/2024

Avaliação VI - Solfejo Tonal

6

x

x

x

1.0

17/06/2024

x

01/07/2024

Avaliação VII – Ritmo

5

x

x

x

2.0

17/06/2024

x

01/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. 7. ed. São Paulo: Unicamp, 2009. 250p ISBN 9788531411960.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.

3

POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ADOLFO, Antônio. Música: leitura, conceitos, exercícios. Rio de Janeiro: Lumiar, 2002. 319 p. ISBN 858542678-0.

2

DANDELOT, Georges. Manuel Pratique pour l’etude des clés de Sol, Fá et Ut. Paris: Editions Max Eschig, 1928.

3

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2004. ISBN 85-273-0184-9.

4

HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. New Jersey: Prentice-Hall, Inc. 1989.

5

WILLEMS, Edgar. Solfejo: curso elementar. São Paulo: Irmãos Vitale, 2020. 143 p. ISBN 978-85-7407-197-8.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática