Uniplac - Graduação - Música - Currículos e Saberes - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música Par051/22

PROFESSOR

Josilaine Antunes Pereira


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Currículos e Saberes

0-19406

2

40


EMENTA

Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo.  Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença.  Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir dos contextos escolares.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. 

20

2

Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas.

20

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas.

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Avaliação 01  - Trabalho escrito em grupo

2.0

A definir

Avaliação 02 – Seminário

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03  - Prova final (individual) 

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 101 p. (Série Cultura, Memória e Currículo) ISBN 8524908920

2

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939.

3

SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5.

2

SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. 126 p. (Coleção educação contemporânea).

3

COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 176 p. ISBN 858658421-5.

4

MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. 183 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080543-7.

5

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998. 275 p. ISBN 857307313-6.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática