PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música Par051/22 |
PROFESSOR |
Josilaine Antunes Pereira |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Currículos e Saberes |
0-19406 |
3º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Construção histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Currículo, escola e sociedade. Propostas curriculares alternativas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as teorias educacionais de currículo e as suas concepções histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Estimular o debate reflexivo acerca das teorias educacionais de currículo. Refletir sobre as formas de organização curricular que articulam o poder, o saber, as identidades, subjetividades e as políticas da diferença. Propor situações de pesquisa, problematização e análise do currículo a partir dos contextos escolares. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Construção Histórica, Cultural, Epistemológica, Social e Ideológica do Currículo. |
20 |
2 |
Currículo, Escola e Sociedade. Propostas Curriculares Alternativas. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. Indicação de filmes: Escritores da liberdade e Entre os muros da escola. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Seminário |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Prova final (individual) |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Participação, assiduidade e envolvimento |
|
|
|
|
1.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
OLIVEIRA, Inês; ALVES, Nilda. Criar currículo no cotidiano. São Paulo: Cortez Editora, 2002. 101 p. (Série Cultura, Memória e Currículo) ISBN 8524908920 |
|||||||||||
2 |
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. 237 p. (Cultura, memória e currículo, 2). ISBN 8524908939. |
|||||||||||
3 |
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. Porto Alegre: Penso, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788584291922. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021. 139 p. ISBN 978-65-5548-024-5. |
|||||||||||
2 |
SAVIANI, Nereide. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo, método no processo pedagógico. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. 126 p. (Coleção educação contemporânea). |
|||||||||||
3 |
COSTA, Marisa Vorraber (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1998. 176 p. ISBN 858658421-5. |
|||||||||||
4 |
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa (Org.). Currículo: políticas e práticas. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002. 183 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080543-7. |
|||||||||||
5 |
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1998. 275 p. ISBN 857307313-6. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |