Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - História da Arquitetura e Urbanismo I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par038/22

PROFESSOR

Jose Alberto de Oliveira Grechoniak

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

História da Arquitetura e Urbanismo I

0-19377

80

EMENTA

História, estudo, interpretação e análise crítica da arquitetura e urbanismo. Crescimento e

transformação da arquitetura e do urbanismo desde a antiguidade até o século XIX.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao aluno a compreensão do processo histórico de construção das cidades da antiguidade clássica à idade moderna, seus elementos compositivos, formais e construtivos. Contribuir para a compreensão do contexto histórico das unidades arquitetônicas, percebendo a sua função, forma, técnica e significado que estão atrelados ao contexto histórico/social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Abordar por meio de análise as civilizações, sua construção, desenvolvimentos técnicos, estéticos, a ascensão e esgotamento. Compreender e estudar as principais obras e linguagens arquitetônicas de cada período, localizando-as no tempo e no espaço. Compreender os antecedentes de Arquitetura na antiguidade e sua influência na arquitetura ocidental. Desenvolver a habilidade para a construção de significados a partir da análise crítica da história e da cultura arquitetônicas. Analisar a evolução do desenho arquitetônico e urbano, identificando as características estilísticas da forma na História. Analisar os fatores determinantes físicos, sociais e técnicos presentes na evolução da forma no habitat da antiguidade clássica a idade moderna com a presença do rococó.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Território, Cidade e Arquitetura - Egito, Pérsia, Grécia, Roma e o pensamento clássico. O templo e seus significados. Teoria Vitruviana.

12

O IMPÉRIO BIZANTINO - A arquitetura/ religião – o ocidente/oriente

16

3

A IDADE MÉDIA – Românico e Gótico. O pensamento medieval. As soluções construtivas pautadas na filosofia e na religião. O renascimento urbano.

24

4

O RENASCIMENTO - À volta ao classicismo. As cidades do Renascimento – dicotomia entre o real e o ideal. A arquitetura clássica de Andrea Palladio.

18

5

PÓS CLÁSSICOS - Maneirismo. Consolidação do absolutismo e as cidades do absolutismo. A reforma e a contra reforma como antecedentes. O ideal do Barroco e do Rococó.

10

TOTAL DE HORAS

Estratégias:AEX, ED, ARM, APE, EX, TI

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de gerar uma compreensão reflexiva entre história e arquitetura. Fomentar o saber crítico dos textos de história, teoria e crítica de arquitetura.

HABILIDADES

Capacidade para compreender os diferentes aspectos conceituais da teoria da história da arquitetura.

ATITUDES

Atendimento aos enunciados e agilidade nas respostas; Presença, Interesse, Iniciativa, Participação, Envolvimento, Persistência; Acompanhamento e assessoramento: nas aulas expositivas, exercícios, estudos, trabalhos em grupo e individuais, e nas demais atividades, no laboratório, painéis e apresentações.

OUTRAS

Resolução das atividades.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Integrativa

Avaliação 01 - Prova dos períodos

Avaliação 02 - Prova dos períodos

Avaliação 03 - Seminário 1

Avaliação 4 - Seminário 2

Caderno de Croquis

1, 2, 3, 4 e 5

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BENEVOLO, Leonardo. A cidade e o arquiteto. São Paulo: Editora Perspectiva S/a, 2013. 144p. ISBN 9788527302753

2

FAZIO, Michael; MOFFETT, Marian; WODEHOUSE, Lawrence. A história da arquitetura mundial. 3. Porto Alegre: AMGH, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788580550382.

3

LEWIS MUMFORD. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. Martins Fontes 2008

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FRANÇOISE CHOAY. O Urbanismo. 7. Perspectiva 2013