Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Trabalho de Conclusão de Curso - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Ciências Contábeis

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis EC:6

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Trabalho de Conclusão de Curso

13

234

EMENTA

Elaboração de um relatório que englobe desde a constituição de uma empresa até seu encerramento, considerando os aspectos contábeis em todas as suas dimensões.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos estudantes de Ciências Contábeis a capacidade de realizar uma pesquisa acadêmica original e contributiva para a área contábil, aplicando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, aprimorando habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação escrita, e promovendo o pensamento reflexivo sobre temas relevantes da contabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Escolha e Delimitação do Tema: Identificar um tema relevante e atual na área contábil, delimitando-o de maneira clara e objetiva. Revisão Bibliográfica: Realizar uma revisão bibliográfica abrangente e crítica sobre o tema escolhido, explorando a literatura existente e identificando lacunas de conhecimento. Formulação de Problema e Hipóteses: Formular um problema de pesquisa claro e específico, acompanhado da elaboração de hipóteses, quando aplicável. Metodologia de Pesquisa: Definir e justificar a metodologia de pesquisa a ser adotada, indicando os procedimentos e técnicas apropriados para a coleta e análise de dados. Coleta e Análise de Dados: Coletar dados de forma sistemática e realizar uma análise rigorosa, utilizando métodos estatísticos, qualitativos ou outros, conforme a natureza do estudo. Discussão dos Resultados: Interpretar os resultados obtidos, relacionando-os com as hipóteses e discutindo suas implicações para a área contábil. Conclusões e Recomendações: Apresentar conclusões claras e fundamentadas com base nos resultados da pesquisa, além de fornecer recomendações para a prática profissional ou para pesquisas futuras. Contribuição para a Área Contábil: Demonstrar a contribuição do trabalho para o avanço do conhecimento na área contábil, destacando como os resultados podem impactar a teoria, a prática profissional ou políticas organizacionais. Redação e Estruturação do Trabalho: Elaborar o trabalho de conclusão de curso seguindo as normas técnicas e estruturais estabelecidas, apresentando uma redação clara e coesa. Apresentação Oral: Apresentar oralmente o trabalho de forma eficaz, comunicando de maneira clara os objetivos, metodologia, resultados e conclusões. Postura Ética na Pesquisa: Garantir uma postura ética durante todas as etapas da pesquisa, respeitando os princípios éticos e normas acadêmicas. Autoavaliação e Desenvolvimento Pessoal: Refletir sobre o próprio processo de pesquisa, identificando pontos fortes e áreas de desenvolvimento, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PEREZ JUNIOR, José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins de. Contabilidade avançada: texto e testes com respostas. 9. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597023602.

2

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. 168 p. ISBN 978-85-02-07417-0

3

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio; CORDEIRO, Cláudio Marcelo Rodrigues. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2019. 188 p. ISBN 9788571440111.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

RIOS, Ricardo Pereira; MARION, José Carlos. Contabilidade avançada: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597024876.

2

VICECONTI, Paulo. Contabilidade avançada e análises das demonstrações financeiras. 18. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131266.

3

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada tributária. 4. ed. São Paulo: IOB, 2015. 431 p. ISBN 85224-1623-0.

4

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio; CORDEIRO, Cláudio Marcelo Rodrigues. Contabilidade avançada & internacional. 4. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440135.

5

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura