Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio Curricular Supervisionado - Área Contábil/Financeira - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Ciências Contábeis

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis EC:6

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado - Área Contábil/Financeira

4

72

EMENTA

Escrituração dos documentos contábeis. Elaboração de relatórios, controles e instrumentos financeiros.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes a oportunidade de integrar teoria e prática, consolidando conhecimentos adquiridos ao longo do curso na área contábil/financeira, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais necessárias para atuação profissional, e promovendo uma compreensão mais ampla do ambiente organizacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicação dos Conhecimentos Teóricos: Aplicar os conceitos, princípios e técnicas contábeis/financeiras aprendidos durante o curso na resolução de situações reais. Experiência Prática em Rotinas Contábeis e Financeiras: Participar ativamente das rotinas diárias do setor contábil/financeiro, envolvendo lançamentos, conciliações, elaboração de relatórios e análise de demonstrações financeiras. Integração com Sistemas e Softwares Contábeis: Familiarizar-se e utilizar eficientemente os sistemas e softwares contábeis/financeiros adotados pela organização, adquirindo habilidades práticas na operação dessas ferramentas. Desenvolvimento de Habilidades Técnicas: Desenvolver habilidades técnicas específicas, como elaboração de balanços, controle de contas a pagar e a receber, gestão de orçamento, entre outras, conforme a área de atuação. Análise de Tomada de Decisão Financeira: Participar de processos de análise e interpretação de dados financeiros, contribuindo para a tomada de decisões estratégicas da empresa. Relacionamento Interpessoal e Comunicação Profissional: Aprimorar as habilidades de comunicação, negociação e relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, integrando-se à equipe e colaborando efetivamente. Adoção de Postura Ética e Responsável: Demonstrar uma postura ética e responsável em todas as atividades realizadas, respeitando normas, regulamentos e padrões éticos da profissão. Identificação e Resolução de Problemas: Desenvolver a capacidade de identificar e resolver problemas práticos relacionados à área contábil/financeira, contribuindo para a eficiência e eficácia dos processos. Compreensão do Contexto Organizacional: Adquirir uma visão mais ampla do ambiente organizacional, compreendendo a interação entre a área contábil/financeira e outras áreas da empresa. Autoavaliação e Desenvolvimento Profissional: Refletir sobre o próprio desempenho, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria, e buscar constantemente o desenvolvimento profissional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Produção do relatório de estágio

72

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ANDRADE, Nilton de Aquino. Questões de contabilidade pública na gestão municipal: métodos com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) e nos padrões internacionais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597024364.

2

RIOS, Ricardo Pereira; MARION, José Carlos. Contabilidade avançada: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 1. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas, 2019. 390 p. ISBN 9788597011913.

3

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Princípios fundamentais e normas brasileiras de contabilidade de auditoria e perícia. Brasília: Conselho Federal de Contabilidade, 2003. 320 p.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

2

QUINTANA, Alexandre Costa; MACHADO, Daiane Pias; QUARESMA, Jozi Cristiane da Costa; MENDES, Roselaine da Cruz. Contabilidade pública: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e a lei de responsabilidade fiscal. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2011. 241p. ISBN 9788522461219.

3

4

5

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura