Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio Curricular Supervisionado - Área Tributária - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis EC:6

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado - Área Tributária

54

Prática dos tributos e contribuições federais.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar, aprimorar e ampliar seus conhecimentos teóricos na área tributária, desenvolvendo competências técnicas e práticas necessárias para atuação profissional, e promovendo a compreensão aprofundada das dinâmicas fiscais em organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicação dos Conhecimentos Teóricos Tributários: Aplicar os conceitos, princípios e normas tributárias aprendidos durante o curso na prática profissional, compreendendo sua aplicação no contexto organizacional. Execução de Rotinas Fiscais: Participar ativamente das rotinas fiscais, envolvendo o registro, apuração e controle de tributos, bem como a elaboração de obrigações acessórias. Manuseio de Legislação Tributária: Manusear a legislação tributária vigente, interpretando e aplicando normas fiscais no contexto das operações da empresa. Elaboração de Declarações e Documentações Fiscais: Elaborar e analisar declarações fiscais e documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores, garantindo conformidade e precisão. Relacionamento com Órgãos Fiscalizadores: Participar de processos de comunicação com órgãos fiscais, compreendendo as dinâmicas de auditorias e fiscalizações tributárias. Análise e Planejamento Tributário: Participar da análise de alternativas e do planejamento tributário, buscando a otimização da carga tributária de acordo com a legislação vigente. Comunicação Efetiva com a Equipe e Superiores: Aprimorar as habilidades de comunicação, relatório e apresentação de informações tributárias para a equipe e gestores da organização. Postura Ética e Cumprimento das Obrigações Fiscais: Adotar uma postura ética e responsável no cumprimento das obrigações fiscais, promovendo a conformidade com a legislação e padrões éticos. Identificação e Solução de Problemas Fiscais: Desenvolver a habilidade de identificar e solucionar problemas práticos relacionados a questões fiscais, contribuindo para a eficiência dos processos tributários. Compreensão do Impacto Tributário nas Operações Empresariais: Adquirir uma compreensão aprofundada do impacto tributário nas operações empresariais, relacionando aspectos fiscais com decisões estratégicas. Autoavaliação e Desenvolvimento Profissional na Área Tributária: Realizar autoavaliação do desempenho na área tributária, identificando oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

Relatório de estágio

54

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

adquiridos durante a execução do relatório

HABILIDADES

proatividade

ATITUDES

ética

OUTRAS

resolução de problemas

DATAS PREVISTAS

Recuperação

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BTC: agenda de obrigações e tabelas práticas : estadual. Florianópolis: BTC - Informações Tributárias Ltda.,.

2

FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade tributária. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 360 p. ISBN 978-85-224-7090-7.

3

PÊGAS, Paulo Henrique. Manual de contabilidade tributária. 10. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559772087.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FARIA, Ramon Alberto Cunha de. Contabilidade tributária. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788569726746.

2

RIBEIRO, Osni Moura; PINTO, Mauro Aparecido. Introdução à contabilidade tributária. 2. São Paulo: Saraiva, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788502220607.

3

FABRETTI, Láudio Camargo. Contabilidade tributária. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 356 p. ISBN 85-224-3922-2.

4

OLIVEIRA, Gustavo Pedro de. Contabilidade tributária. 4. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204621.

5

CHAVES, Francisco Coutinho; MUNIZ, Érika Gadêlha. Contabilidade tributária na prática. 2. São Paulo: Atlas, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788597004441.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura