Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio Curricular Supervisionado - Área Trabalhista - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis EC:6

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado - Área Trabalhista

54

Práica dos documentos trabalhistas e previdenciário.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes uma experiência prática e enriquecedora no ambiente de trabalho, permitindo a aplicação e a integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o desenvolvimento de habilidades específicas relacionadas ao campo profissional e a compreensão do contexto organizacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicação dos Conhecimentos Teóricos: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de forma prática no contexto do ambiente de trabalho. Desenvolvimento de Habilidades Profissionais: Desenvolver habilidades práticas específicas relacionadas à área de atuação, como organização, comunicação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Compreensão do Contexto Organizacional: Compreender o funcionamento e a dinâmica do ambiente de trabalho, incluindo estrutura organizacional, cultura corporativa e processos internos. Observação e Participação Ativa: Observar e participar ativamente nas atividades realizadas no ambiente de trabalho, ganhando experiência prática e conhecimento do cotidiano profissional. Adaptação a Normas e Rotinas Empresariais: Adaptar-se às normas, rotinas e procedimentos específicos da empresa, desenvolvendo a capacidade de integração ao ambiente laboral. Relacionamento Interpessoal: Aprimorar as habilidades de relacionamento interpessoal, promovendo uma comunicação eficaz e colaboração com colegas de trabalho. Resolução de Situações Práticas: Desenvolver a capacidade de analisar e resolver situações práticas, aplicando conhecimentos teóricos na resolução de problemas reais. Ética Profissional: Adotar uma postura ética e responsável no desempenho das atividades profissionais, alinhando-se aos valores da empresa. Aprimoramento da Autoavaliação: Realizar uma autoavaliação contínua do próprio desempenho, identificando pontos fortes e oportunidades de melhoria. Contribuição para a Organização: Contribuir de forma positiva para as atividades da organização, aplicando conhecimentos e habilidades para alcançar objetivos específicos. Feedback e Aprendizado Contínuo: Aceitar feedback construtivo, aprender com experiências práticas e buscar o aprimoramento contínuo ao longo do estágio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. 168 p. ISBN 978-85-02-07417-0

2

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade avançada. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 438 p. ISBN 978-85-02-12520-9.

3

VICECONTI, Paulo. Contabilidade avançada e análises das demonstrações financeiras. 18. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131266.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade avançada em IFRS e CPC. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597023930.

2

PEREZ JUNIOR, José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins de. Contabilidade avançada: texto e testes com respostas. 9. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597023602.

3

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. São Paulo: Thomson, 2007. 429 p. ISBN 8576477068.

4

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio; CORDEIRO, Cláudio Marcelo Rodrigues. Contabilidade avançada & internacional. 4. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440135.

5

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada tributária. 4. ed. São Paulo: IOB, 2015. 431 p. ISBN 85224-1623-0.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura