Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio Curricular Supervisionado - Área Fiscal - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis EC:6

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio Curricular Supervisionado - Área Fiscal

4

72

Prática fiscal das empresas.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos estudantes de Ciências Contábeis uma experiência prática na área fiscal, integrando conhecimentos teóricos com a realidade profissional, desenvolvendo habilidades específicas da área e promovendo uma compreensão aprofundada das atividades fiscais em organizações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Aplicação de Conhecimentos Teóricos: Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso na resolução de questões práticas relacionadas à área fiscal. Execução de Rotinas Fiscais: Participar ativamente das rotinas fiscais diárias, envolvendo o registro, apuração e controle de tributos, bem como a elaboração de obrigações acessórias. Manuseio da Legislação Fiscal: Manusear a legislação fiscal vigente, interpretando e aplicando normas tributárias no contexto das operações da empresa. Elaboração de Documentações e Obrigações Acessórias: Elaborar e analisar declarações fiscais, bem como outras documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores. Relacionamento com Órgãos Fiscais: Participar de processos de comunicação com órgãos fiscais, compreendendo as dinâmicas de auditorias e fiscalizações tributárias. Análise e Planejamento Tributário: Participar da análise de alternativas e do planejamento tributário, buscando a otimização da carga tributária de acordo com a legislação vigente. Comunicação Profissional: Aprimorar as habilidades de comunicação profissional, relatório e apresentação de informações fiscais para a equipe e gestores da organização. Postura Ética e Cumprimento de Obrigações Fiscais: Adotar uma postura ética e responsável no cumprimento das obrigações fiscais, promovendo a conformidade com a legislação e padrões éticos. Identificação e Solução de Problemas Fiscais: Desenvolver a habilidade de identificar e solucionar problemas práticos relacionados a questões fiscais, contribuindo para a eficiência dos processos tributários. Compreensão do Impacto Tributário nas Operações Empresariais: Adquirir uma compreensão aprofundada do impacto tributário nas operações empresariais, relacionando aspectos fiscais com decisões estratégicas. Autoavaliação e Desenvolvimento Profissional na Área Fiscal: Realizar autoavaliação do desempenho na área fiscal, identificando oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MÜLLER, Aderbal Nicolas; SCHERER, Luciano Márcio. Contabilidade avançada e internacional. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. 168 p. ISBN 978-85-02-07417-0

2

RIOS, Ricardo Pereira; MARION, José Carlos. Contabilidade avançada: de acordo com as normas brasileiras de contabilidade (NBC) e normas internacionais de contabilidade (IFRS). 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597024876.

3

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade avançada em IFRS e CPC. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597023930.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade avançada: textos, exemplos e exercícios resolvidos. São Paulo: Atlas, 1997. 198 p. ISBN 85-224-1623-0.

2

VICECONTI, Paulo. Contabilidade avançada e análises das demonstrações financeiras. 18. São Paulo: Saraiva, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788553131266.

3

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada tributária. 4. ed. São Paulo: IOB, 2015. 431 p. ISBN 85224-1623-0.

4

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. São Paulo: Thomson, 2007. 429 p. ISBN 8576477068.

5

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. 3.ed. São Paulo: IOB, 2011. 534 p. ISBN 8576477068.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura