PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO |
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ESTRUTURA CURRICULAR |
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PROFESSOR | Celio Jose Zampieri, Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Cultura, Diferença e Cidadania | 0-17512 | 2º | 4 | 80 |
EMENTA |
Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Abordagem conceitual | 20 |
2 | 2. Identidade Cultural | 20 |
3 | 3. Cidadania no Brasil | 20 |
4 | 4. Direitos humanos | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
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Estratégias: 1- Fórum temático e Produção textual 2- Fórum Temático e mapa mental 3- Fórum temático e tarefa 4- Tarefa e fórum temático |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. | ||||||||
HABILIDADES | Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. | ||||||||
ATITUDES | Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. | ||||||||
OUTRAS | Não se aplica. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Fórum | 1 | x | x | x | 0.5 | 05/02/2024 |
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Atividade Avaliativa | 1 | x | x | x | 0.8 | 16/02/2024 | x | 05/04/2024 | |
Atividade Avaliativa | 2 | x | x | x | 0.7 | 01/03/2024 | x | 05/04/2024 | |
Fórum | 2 | x | x | x | 0.5 | 08/03/2024 |
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Fórum | 3 | x | x | x | 0.5 | 05/04/2024 |
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Atividade Avaliativa | 3 | x | x | x | 0.7 | 12/04/2024 | x | 31/05/2024 | |
Atividade Avaliativa | 4 | x | x | x | 0.7 | 26/04/2024 | x | 31/05/2024 | |
Fórum | 4 | x | x | x | 0.5 | 03/05/2024 |
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Avaliação Final | Todas | x | x | x | 5.1 | 17/06/2024 | x | 24/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de gênero e sexualidade. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998. 17 p. |
2 | HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7. |
3 | MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método da aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. 111 p. ISBN 852490937-4. |
4 | WOLKMER, Antonio Carlos; VIEIRA, Reginaldo de Sousa (org.). Estado, política e direito: relações de poder e políticas públicas. Criciúma: UNESC, 2008. 261 p. ISBN 9788588390454. |
5 | CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651. |
6 | SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | VIEIRA, Reginaldo de Sousa (Org.). Estado, política e direito: relações de poder e políticas públicas. Criciúma: UNESC, 2008. |
2 | BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Min. Da Educação, 2013. |
3 | MORGAN, L. S. A noção contemporânea de cidadania como pré-compreensão para a materialização dos valores éco-jurídicos fundamentais. In: ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16., 13, 14 e 17 jun.2007, Campos dos Goytacazes. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux: 2007. |
4 | CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir. Educação e diversidade cultural: tensões, desafios e perspectivas. Blumenau: Edifurb, 2014. |
5 | APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E ANTROPOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PROJETO DE LEI N° 1.057/20 071 Débora Fanton http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduação/tcc/tcc2/trabalhos2009_2/debora_fanton.pdf. |
obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. |
Para a atenticação do plano de ensino |
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