Uniplac - Graduação - Odontologia - Cultura, Diferença e Cidadania - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

 

ESTRUTURA CURRICULAR

 

PROFESSOR

Celio Jose Zampieri, Mareli Eliane Graupe, Josilaine Antunes Pereira, Rafael Araldi Vaz

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cultura, Diferença e Cidadania

0-17512

4

80

 

EMENTA

Abordagem conceitual: cultura, etnocentrismo e relativismo cultural. Diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural. Identidade cultural: raça, racismo e relações étnico-raciais. Identidade e diferença: gênero e sexualidade. Cidadania no Brasil: desafios e conquistas. Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos. Saberes necessários a uma cidadania, planetária. Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil. Fundamentos de ciência política. Políticas públicas de Inclusão.

 

OBJETIVO GERAL

Compreender que as diferenças sociais, éticas e culturais no contexto social-histórico em que estão inseridas, são fundamentais para se alcançar a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Reconhecer que as diferenças entre os indivíduos é o que os une, e estão inseridas na cultura que cada um vivencia. • Compreender a natureza e a cultura, respeitando a identidade e as diferenças. • Promover uma visão de atitudes e valores, que repensem o modelo de sociedade atual, buscando o exercício da cidadania. • Refletir o panorama dos direitos humanos no contexto atual, contemplando a sua evolução histórica e a globalização.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Abordagem conceitual
• Cultura, etnocentrismo e relativismo cultural
• A diversidade cultural: biológica, geográfica e cultural
• Conceitos de Ciência Política

20

2

2. Identidade Cultural
• Raça, racismo e relações étnico-raciais
• Identidade e diferença: gênero e sexualidade

20

3

3. Cidadania no Brasil
• Desafios e conquistas
• Cidadania, movimentos sociais e direitos humanos
• Saberes necessários a uma cidadania planetária

20

4

4. Direitos humanos
• Panorama das políticas públicas de direitos humanos e diversidade cultural no Brasil
• Estatuto do idoso (Lei 10.741/2003)
• Processos sociais inclusivos e de acessibilidade
• Estatuto da pessoa com deficiência (Lei 13.146/2015)

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias: 1- Fórum temático e Produção textual  2- Fórum Temático e mapa mental 3- Fórum temático e tarefa 4- Tarefa e fórum temático

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas.

HABILIDADES

Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede.

ATITUDES

Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens.

OUTRAS

Não se aplica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Fórum

1

x

x

x

0.5

05/02/2024

 

 

Atividade Avaliativa

1

x

x

x

0.8

16/02/2024

x

05/04/2024

Atividade Avaliativa

2

x

x

x

0.7

01/03/2024

x

05/04/2024

Fórum

2

x

x

x

0.5

08/03/2024

 

 

Fórum

3

x

x

x

0.5

05/04/2024

 

 

Atividade Avaliativa

3

x

x

x

0.7

12/04/2024

x

31/05/2024

Atividade Avaliativa

4

x

x

x

0.7

26/04/2024

x

31/05/2024

Fórum

4

x

x

x

0.5

03/05/2024

 

 

Avaliação Final

Todas

x

x

x

5.1

17/06/2024

x

24/06/2024

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GROSSI, Miriam Pillar. Identidade de gênero e sexualidade. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998. 17 p.

2

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 102 p. ISBN 857490154-7.

3

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método da aprendizagem pelo erro e incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003. 111 p. ISBN 852490937-4.

4

WOLKMER, Antonio Carlos; VIEIRA, Reginaldo de Sousa (org.). Estado, política e direito: relações de poder e políticas públicas. Criciúma: UNESC, 2008. 261 p. ISBN 9788588390454.

5

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 24. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 254 p. ISBN 9788520005651.

6

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 133 p. ISBN 9788532624130.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VIEIRA, Reginaldo de Sousa (Org.). Estado, política e direito: relações de poder e políticas públicas. Criciúma: UNESC, 2008.

2

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano nacional de implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Brasília: Min. Da Educação, 2013.

3

MORGAN, L. S. A noção contemporânea de cidadania como pré-compreensão para a materialização dos valores éco-jurídicos fundamentais. In: ENCONTRO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO NACIONAL DO CONPEDI, 16., 13, 14 e 17 jun.2007, Campos dos Goytacazes. Anais... Florianópolis: Fundação Boiteux: 2007.

4

CECCHETTI, Elcio; POZZER, Adecir. Educação e diversidade cultural: tensões, desafios e perspectivas. Blumenau: Edifurb, 2014.

5

APROXIMAÇÕES ENTRE DIREITO E ANTROPOLOGIA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PROJETO DE LEI N° 1.057/20 071 Débora Fanton http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/direito/graduação/tcc/tcc2/trabalhos2009_2/debora_fanton.pdf.

obs:* O estudo de texto ao se trabalhar em ambientes digitais deve ser compreendido por diferentes mídias e linguagens seja com texto escrito, áudio, vídeo, imagens, por exemplo. * Tarefa: construção de um texto ou dissertação em formato de arquivo ou on-line. * Glossário: criação de conceitos-significados sobre o conteúdo estudado. * Mapa mental: elaboração de um diagrama que conecta as informações em torno de um tema central. 

 

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