PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Mayara Haveroth Vandresen, Leilane Vieira de Souza |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicologia Organizacional e do Trabalho I |
0-17569 |
9º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Gestão de pessoas nas organizações. Motivação. Liderança. Processos de vinculação entre indivíduo-trabalho-organização. Segurança bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Conciliação trabalho-família. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender conceitos e as principais práticas de gestão de pessoas direcionadas ao bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento de pessoas em organizações. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender as possibilidades de intervenção da psicologia em gestão de pessoas e a forma de vinculação existente na tríade indivíduo + trabalho + organização; - Identificar elementos que contribuem para a motivação, segurança, bem-estar e qualidade de vida no trabalho de pessoas em organizações e também estudar diferentes formas de intervenção da psicologia de forma ética; - Caracterizar os aspectos envolvidos em processos de liderança e os estilos de liderar; - Abranger a importância do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Atuação da Psicologia em gestão de pessoas com foco no sistema organizacional (indivíduo, trabalho e organização). |
10 |
2 |
Elementos fundamentais e norteadores à atuação da Psicologia em contextos organizacionais. |
20 |
3 |
Estilos de liderança, estratégias para liderar e os processos de Gestão de Pessoas que buscam equilibrar vida pessoal e profissional. |
10 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação no Seminário de Estágios e de TCC; Estudo de Textos. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Compreender os principais conceitos relacionados à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Correta utilização da Língua Portuguesa nas avaliações de forma escrita. |
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HABILIDADES |
Aplicar os conceitos da Psicologia Organizacional e do Trabalho por meio das atividades solicitadas e relacioná-los ao exercício do profissional da área. |
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ATITUDES |
Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. |
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OUTRAS |
. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 01 – Avaliação I |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 – Avaliação II |
2 |
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 – Mini Escrito Livro |
1,2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 04 – Referencial Teórico Relatório |
1,2,3 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753. |
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2 |
ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246. |
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3 |
ROTHMANN, Ian; COOPER, Cary L. Fundamentos de psicologia organizacional e do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 333 p. ISBN 9788535286397. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em https://site.cfp.org.br/publicacao/psicologia-crtica-do-trabalho-na-sociedade-contempornea/ |
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2 |
FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014. |
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3 |
HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p. |
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4 |
ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014. |
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5 |
SBPOT-Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. http://www.sbpot.org.br/home |
|||||||||||
6 |
SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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