Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho I - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Mayara Haveroth Vandresen, Mayara Haveroth Vandresen, Leilane Vieira de Souza, Leilane Vieira de Souza

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho I

4

80

EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do Psicólogo em processos organizacionais e do trabalho.

OBJETIVO GERAL

Intervir sobre os processos básicos de gestão de pessoas, com práticas de recrutamento e seleção, entrevista, dinâmica de grupo, treinamento entre outros, desde que norteados pelos parâmetros éticos e técnicos da profissão e de maneira relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Observar o local de estágio a fim de conhecer a organização, as pessoas que ali trabalham, a cultura organizacional e demais processos locais; - Identificar, caracterizar e intervir sobre processos existentes em gestão de pessoas, como triagem de currículos, entrevista por competências, entrevista de desligamento, treinamento, entre outros. - Realizar diagnóstico das demandas do local de estágio; - Planejar intervenções, sob supervisão local e orientação acadêmica, a partir do diagnóstico realizado; - Registrar percepções e atividades realizadas em vista garantir a permanência das informações para o andamento de futuras intervenções.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto de trabalho.

20

2

Realização das intervenções nos locais de estágio

40

3

3. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo no contexto do trabalho.
3.1 Avaliação do processo de estágio.
3.1.2 Avaliação das atividades realizadas.
3.1.3 Avaliação do discente e docentes.
3.1.4 Avaliação dos locais de estágio

20

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação sistemática da elaboração e utilização dos conceitos teóricos na prática no decorrer do estágio.

HABILIDADES

Capacidade de planejamento, organização, proatividade, capacidade de análise, criatividade.

ATITUDES

Interesse, comprometimento com a instituição concedente do estágio, feedback do (a) supervisor (a) local.

OUTRAS

Avaliação das atividades realizadas relatadas semanalmente na orientação, elaboração dos diários de campo. Avaliação supervisor local. Atividades de Estudo Orientado.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Avaliação I – Supervisor Local de Estágio

A definir

Avaliação II – Estágio e Orientador de Estágio.

1.5

Avaliação III – Diários de Campo

A definir

Avaliação IV – Relatório Final de Estágio ou Artigo Final.

Seminário de Estágios

1.5

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BORGES, Livia de Oliveira; MOURÃO, Luciana. O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788565852753.

2

ZANELLI, José Carlos; KANAN, Lilia Aparecida. Fatores de risco, proteção psicossocial e trabalho: organizações que emancipam ou que matam. Lages: UNIPLAC, 2018. 158p. ISBN 9788589237246.

3

ZANELLI, José Carlos (org). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. 2. Porto Alegre Artmed 2014

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CRP - Conselho Federal de Psicologia (2010) Psicologia crítica do trabalho na sociedade contemporânea. Brasília: CFP edição on-line: disponível em http://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2010/05/psic_trabalhofinal.pdf

2

FERREIRA, P. I. Atração e seleção de talentos. 1ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

3

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M. Gestão do fator humano: uma visão baseada em Stakeholders. São Paulo: Saraiva, 2007. 378p.

4

ROBBINS, S. R. Fundamentos do Comportamento Organizacional. 12 ed., Pearson, 2014.

5

SNYDER, C. R.; LOPEZ, S. J. Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.

obs:.

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura