Uniplac - Graduação - Psicologia - Estágio em Psicologia Social e Comunitária I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Jaiane Freitas Branco, Aline Batista Bernardi, Joseane de Oliveira Luz, Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio em Psicologia Social e Comunitária I

0-17560

4

80


EMENTA

Diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de atividades do psicólogo em processsos sociais e comunitários.


OBJETIVO GERAL

Intervir sobre processos psicológicos constituintes de processos sociais e comunitários em diferentes tipos de situações, de forma a resolver as necessidades dessas comunidades, de maneira consistente com os critérios éticos e técnicos da profissão e relevante para a sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Realizar caracterização institucional e diagnóstico das necessidades psicossociais, com intuito de conhecer profundamente a instituição, público alvo atendido e suas necessidades. – Planejar intervenções psicossociais para resolução dos problemas sociais identificados, explicitando as etapas, os procedimentos, os recursos humanos e os materiais necessários para modificar as variáveis envolvidas, utilizando os fundamentos teóricos e metodológicos da Psicologia Social Comunitária. – Intervir por etapas, de acordo com as características dos processos sociais e comunitários e das pessoas neles envolvidas, de acordo com o planejamento realizado. – Registrar sistematicamente as intervenções de forma ética e científica; e avaliar continuamente a intervenção sobre processos sociais e comunitários de forma a garantir ou melhorar o grau de sua eficiência e de sua eficácia como profissional psicólogo.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Inserção dos alunos nos Locais de Estágio
1.1. Possibilidades de intervenção do psicólogo em processos sociais e comunitários.
1.2. Avaliação de demandas do local de estágio para elaboração de um plano de intervenção.

20

2

2. Planejamento de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.
2.1. Levantamento de necessidades da população-alvo.
2.2. Elaboração do Projeto de Intervenção

30

3

3. Execução de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.
3.1. Apresentação do Projeto para as equipes
3.2. Realização das Intervenções nos Locais de Estágio

15

4

4. Avaliação de atividades características do exercício profissional do psicólogo em processos sociais e comunitários.
4.1. Avaliação do processo de estágio 4.1.2. Avaliação das atividades realizadas;
4.1.3. Avaliação dos discentes e docentes;
4.1.4. Avaliação dos locais de estágio

15

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4o da Resolução do CONSUNI no 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Atividades desenvolvidos no campo de estágio


Estratégias:AL - Acompanhamento dos alunos aos locais de estágio OG - Orientação em grupo RSL - Reunião com supervisores locais de estágio OPC - Observação participante de campo. REL - Orientação e Avaliação de relatórios de estágio REQ - Reunião com equipes de trabalho dos locais de estágio


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação sistemática da elaboração e uso de conceitos teóricos necessários para a atuação no decorrer do estágio. Reflexão e avaliação teórico-metodológica da atuação do Psicólogo com foco em Processos Sociais e Comunitários.

HABILIDADES

Capacidade de trabalhar em equipe, expor verbalmente as propostas de intervenção, avaliação de facilidades e dificuldades encontradas na atuação profissional e propor alternativas. Uso adequado dos conceitos e técnicas de intervenção psicológica.

ATITUDES

Compromisso ético com o trabalho desenvolvido, postura profissional junto às equipes dos locais de estágio, aos usuários dos serviços e aos colegas de estágio.

OUTRAS

Descrição das Estratégias: AED - aula expositiva dialogada ADT - análise e discussão de textos TG - trabalho em grupo (atividade extraclasse)* ED - estudo dirigido (atividade extraclasse)* TE – trabalho escrito AI – avaliação individual AI - avaliação integrativa *Atividades Práticas Extraclasse: são todas as atividades de estudos determinadas e supervisionadas pelo professor no plano de ensino, que deverão conter conteúdos relacionados à disciplina, tais como trabalhos individuais ou em equipes; desenvolvimento de projetos; atividades técnicas, de extensão e de pesquisa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Supervisão no local de estágio

1,2,3 e 4

x

x

x

1.0

A definir

Avaliação 02 – Estágio e Orientações de Estágio

1,2,3 e 4

x

x

x

3.0

A definir

Avaliação 03 – Diários de Campo

1,2,3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04 – Relatório Parcial de Estágio ou Artigo Parcial

1,2,3 e 4

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BERNARDES, Lúcia Helena Garcia. Subjetividade: um objeto para uma psicologia comprometida com o social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. 178 p. (Coleção Histórias da Psicologia no Brasil) ISBN 9788573965414

2

CRUZ, Lílian Rodrigues da. O psicólogo e as políticas públicas de assistência social. Petrópolis: Editora Vozes, 2012. 239p. ISBN 9788532643971

3

GUZZO, Raquel Souza Lobo; LACERDA JUNIOR, Fernando. Psicologia Social para América Latina: o resgate da psicologia da libertação.. 2. Campinas Alinea 2011 ISBN 978-85-7516-461-7


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ROS, Silvia Zanatta da; MAHEIRIE, Kátia; ZANELLA, Andréa Vieira. Relações estéticas, atividade criadora e imaginação: sujeitos e (em) experiência. Florianópolis: NUP/CED, 2006. 254 p. ISBN 8587103318

2

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo em Varas de Família. Brasília: CFP, 2010. Disponível em: http://crepop.pol.org.br/novo/wp-content/uploads/2011/01/ReferenciaAtua%c3%a7%c3%a3oVarasF amilia.pdf

3

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; MOREIRA, Maria Ignez Costa. O Sistema Único de Assistência Social – SUAS: a articulação entre a Psicologia e o Serviço Social no campo da proteção social, seus desafios e perspectivas.. 1. Curitiba CRV 2014 ISBN 978-85-444-0000-5

4

NEIVA, Kathia Maria Costa. Intervenção Psicossocial: aspectos teóricos, metodológicos e experiência práticas.. São Paulo Vetor 2010 ISBN 9788575853429

5

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para atuação do psicólogo no CRAS/SUAS. Brasília: CFP, 2022. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-no-cras-suas/

obs:1. Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. 2. A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. 3. Outras bibliografias podem ser indicadas ao longo do semestre.

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