PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Priscila Schneider |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico |
0-17546 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Entrevista como método de coleta de dados. Processo psicodiagnósticos. Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico. Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ética no processo psicodiagnóstico. Relatório de avaliação psicológico, devolutiva e registro documental. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar e aplicar diferentes tipos de entrevistas, técnicas e instrumentos de modo coerente e ético, a fim de construir e fornecer diagnóstico psicológico a quem de direito. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Caracterizar, planejar, estruturar, realizar e avaliar diferentes tipos de entrevistas, a fim de coletar dados especialmente para triagem e psicodiagnóstico; Caracterizar, planejar e realizar psicodiagnóstico e indicar condutas terapêuticas adequadas a cada caso; Discriminar e aplicar técnicas e instrumentos no contexto do psicodiagnóstico psicológico; Realizar triagem e psicodiagnóstico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Aplicar as diretrizes éticas no processo de entrevista e psicodiagnóstico; Elaborar documentos resultantes de avaliação psicológica, em conformidade com os modelos técnicos e princípios éticos estabelecidos junto ao Conselho Federal de Psicologia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Entrevista como método de coleta de dados |
16 |
2 |
Processo psicodiagnóstico |
16 |
3 |
Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico |
12 |
4 |
Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos |
12 |
5 |
Ética no processo psicodiagnóstico |
12 |
6 |
Registro documental, devolutiva e documentos psicológicos |
12 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Essa disciplina prevê a integração de atividades de extensão em conformidade com o projeto pedagógico do curso, com a Resolução nº 447/2020, de 10 de novembro de 2020, e com a Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além disso, de acordo o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Aula inaurgural e Seminário de Estágios. |
Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no serviço escola; OR – Orientações dos grupos de observação; SE- Seminário estudos de caso; Trabalho em grupo; SI – Simulação; DG – Dinâmica de Grupo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados. |
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HABILIDADES |
Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa. |
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ATITUDES |
Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades. |
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OUTRAS |
Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. A não citação e indicação de referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos caracteriza plágio. As normas para apresentação de trabalhos acadêmicos nessa disciplina é ABNT. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5 |
x |
x |
x |
1.5 |
27/05/2024 |
|
|
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Entrevista - simulação |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/03/2024 |
|
|
||||
Prova - estudo de caso 1 |
2,3 |
x |
x |
x |
2.0 |
10/04/2024 |
x |
A definir |
||||
Prova - estudo de caso 2 |
3,4 |
x |
x |
x |
2.0 |
22/05/2024 |
x |
A definir |
||||
Documentos Psicológicos |
6 |
x |
x |
x |
1.5 |
19/06/2024 |
|
|
||||
Participação, compromisso e ética das atividades teórico-práticas |
1,2,3,4,5,6 |
x |
|
x |
1.0 |
26/06/2024 |
|
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5.ed.rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 857307722-0 |
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2 |
HUTZ, Claudio Simon et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. (Avaliação psicológica). ISBN 9788582713129. |
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3 |
COSTA, Gleison Gomes da et al. Técnica de entrevista e aconselhamento psicológico. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556903460. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BLEGER, José; MORAES, Rita Maria. Temas de psicologia: entrevista e grupos. 2.ed. 3.tir. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 137 p. (Psicologia e pedagogia) ISBN 8533608772 |
|||||||||||
2 |
ROSA MARIA LOPES AFFONSO. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. artmed 2012 |
|||||||||||
3 |
ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759. |
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4 |
MACEDO, Mônica M. Kother; CARRASCO, Leanira Kesseli. (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 285 p. ISBN 8573963816 |
|||||||||||
5 |
FIRST, Michael B. Entrevista clínica estruturada para os transtornos do DSM-5: SCID-5-CV versão clínica. 5. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714270. |
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obs: ARTIGOS BANDEIRA, D. R. (2018). A Controvérsia do Uso dos Testes Psicológicos por Psicólogos e Não Psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 159-166. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208860 BICALHO, P. P. G. de, & VIEIRA, E. da S. (2018). Direitos Humanos e Avaliação Psicológica: Indissociabilidade do Compromisso Ético-Político Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 147-158. https://dx.doi.org/10.1590/19823703000211836 BUENO, J. M. H., & PEIXOTO, E. M. (2018). Avaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 108121. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208878 MUNIZ, M. (2018). Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 133146. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209682 OLIVEIRA, C. M., & NUNES, C. H. S. da S. (2018). Modelo de Testagem Universal Aplicado à Área da Avaliação Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 98-107. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209007 PRIMI, R. (2018). Avaliação Psicológica no Século XXI: de Onde Viemos e para Onde Vamos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 87-97. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209814 Reppold, C. T., & Noronha, A. P. P. (2018). Impacto dos 15 Anos do Satepsi na Avaliação Psicológica Brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 6-15. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208638 RUEDA, F. J. M., & ZANINI, D. S. (2018). O que Muda com a Resolução CFP n° 09/2018@p0. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 16-27. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208893 Villemor-Amaral, A. E. de, & Resende, A. C. (2018). Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 122-132. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208680 RESOLUÇÕES CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CONSELHO DE PSICOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Avaliação Psicológica direcionada as Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Revista Diálogos Ano 15 N° 10, de Maio de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 3ª Ed. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. |
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