Uniplac - Graduação - Psicologia - Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Técnicas de Entrevista e Psicodiagnóstico

0-17546

4

80


EMENTA

Entrevista como método de coleta de dados. Processo psicodiagnósticos. Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico. Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ética no processo psicodiagnóstico. Relatório de avaliação psicológico, devolutiva e registro documental.


OBJETIVO GERAL

Identificar e aplicar diferentes tipos de entrevistas, técnicas e instrumentos de modo coerente e ético, a fim de construir e fornecer diagnóstico psicológico a quem de direito.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Caracterizar, planejar, estruturar, realizar e avaliar diferentes tipos de entrevistas, a fim de coletar dados especialmente para triagem e psicodiagnóstico; Caracterizar, planejar e realizar psicodiagnóstico e indicar condutas terapêuticas adequadas a cada caso; Discriminar e aplicar técnicas e instrumentos no contexto do psicodiagnóstico psicológico; Realizar triagem e psicodiagnóstico de crianças, adolescentes, adultos e idosos; Aplicar as diretrizes éticas no processo de entrevista e psicodiagnóstico; Elaborar documentos resultantes de avaliação psicológica, em conformidade com os modelos técnicos e princípios éticos estabelecidos junto ao Conselho Federal de Psicologia.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Entrevista como método de coleta de dados

- Tipos de entrevista, seus objetivos e estrutura, indicações e contraindicações
- Atitudes do entrevistador e cuidados éticos
- Técnicas de entrevista em diferentes contextos de avaliação e intervenção psicológica

16

2

Processo psicodiagnóstico
- Fundamentos do psicodiagnóstico;
- Caracterização do processo psicodiagnóstico;
- “Queixa”, “problema”, “demanda” e necessidades de avaliação de pacientes;
- Etapas da realização do psicodiagnóstico.

16

3

Técnicas e instrumentos no contexto do diagnóstico psicológico
- Os testes e as técnicas objetivas e projetivas;
- Recursos e procedimentos clínicos do processo psicodiagnóstico;
- Critérios para escolha dos instrumentos coerentes com o processo psicodiagnóstico em cada caso.

12

4

Triagem e avaliação psicológica de crianças, adolescentes, adultos e idosos
- Especificidades da triagem e avaliação psicológica de crianças e adolescentes;
- Especificidades da triagem e avaliação psicológica de adultos e de idosos.

12

5

Ética no processo psicodiagnóstico
- A relação psicólogo-cliente no processo psicodiagnóstico;
- Cuidados éticos fundamentais no psicodiagnóstico;
- Princípios e normas éticas estabelecidas em resoluções do Conselho Federal de Psicologia relacionadas a entrevista e ao psicodiagnóstico.

12

6

Registro documental, devolutiva e documentos psicológicos
- Registro documental;
- O término do processo psicodiagnóstico e a devolutiva;
- Atestado e Laudo Psicológico;
- Relatório Psicológico;
- Declaração e Parecer.

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Essa disciplina prevê a integração de atividades de extensão em conformidade com o projeto pedagógico do curso, com a Resolução nº 447/2020, de 10 de novembro de 2020, e com a Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Além disso, de acordo o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Aula inaurgural e Seminário de Estágios.


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ET – Estudo de Texto; DF – Discussão de Filme; TI - Trabalho Individual; OBS – Observação no serviço escola; OR – Orientações dos grupos de observação; SE- Seminário estudos de caso; Trabalho em grupo; SI – Simulação; DG – Dinâmica de Grupo.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas e nos campos de prática; Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção das técnicas de entrevista e psicodiagnóstico. Observações consistentes dos processos psicológicos em foco. Utilização de dinâmicas e/ou recursos audiovisuais na apresentação de trabalhos de forma coerente e criativa.

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados. A não citação e indicação de referências bibliográficas nos trabalhos acadêmicos caracteriza plágio. As normas para apresentação de trabalhos acadêmicos nessa disciplina é ABNT.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

1.5

27/05/2024

Entrevista - simulação

1

x

x

x

2.0

13/03/2024

Prova - estudo de caso 1

2,3

x

x

x

2.0

10/04/2024

x

A definir

Prova - estudo de caso 2

3,4

x

x

x

2.0

22/05/2024

x

A definir

Documentos Psicológicos

6

x

x

x

1.5

19/06/2024

Participação, compromisso e ética das atividades teórico-práticas

1,2,3,4,5,6

x

x

1.0

26/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. 5.ed.rev. e ampl. Porto Alegre: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 857307722-0

2

HUTZ, Claudio Simon et al. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. (Avaliação psicológica). ISBN 9788582713129.

3

COSTA, Gleison Gomes da et al. Técnica de entrevista e aconselhamento psicológico. Porto Alegre: SAGAH, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786556903460.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BLEGER, José; MORAES, Rita Maria. Temas de psicologia: entrevista e grupos. 2.ed. 3.tir. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 137 p. (Psicologia e pedagogia) ISBN 8533608772

2

ROSA MARIA LOPES AFFONSO. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. artmed 2012

3

ENES, Giovana da Silva Tavares. Psicologia clínica e avaliação psicológica. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786589881759.

4

MACEDO, Mônica M. Kother; CARRASCO, Leanira Kesseli. (Con)textos de entrevista: olhares diversos sobre a interação humana. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. 285 p. ISBN 8573963816

5

FIRST, Michael B. Entrevista clínica estruturada para os transtornos do DSM-5: SCID-5-CV versão clínica. 5. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788582714270.

obs: ARTIGOS BANDEIRA, D. R. (2018). A Controvérsia do Uso dos Testes Psicológicos por Psicólogos e Não Psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 159-166. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208860 BICALHO, P. P. G. de, & VIEIRA, E. da S. (2018). Direitos Humanos e Avaliação Psicológica: Indissociabilidade do Compromisso Ético-Político Profissional. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 147-158. https://dx.doi.org/10.1590/19823703000211836 BUENO, J. M. H., & PEIXOTO, E. M. (2018). Avaliação Psicológica no Brasil e no Mundo. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 108121. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208878 MUNIZ, M. (2018). Ética na Avaliação Psicológica: Velhas Questões, Novas Reflexões. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 133146. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209682 OLIVEIRA, C. M., & NUNES, C. H. S. da S. (2018). Modelo de Testagem Universal Aplicado à Área da Avaliação Psicológica. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 98-107. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209007 PRIMI, R. (2018). Avaliação Psicológica no Século XXI: de Onde Viemos e para Onde Vamos. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 87-97. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000209814 Reppold, C. T., & Noronha, A. P. P. (2018). Impacto dos 15 Anos do Satepsi na Avaliação Psicológica Brasileira. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 6-15. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208638 RUEDA, F. J. M., & ZANINI, D. S. (2018). O que Muda com a Resolução CFP n° 09/2018@p0. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 16-27. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208893 Villemor-Amaral, A. E. de, & Resende, A. C. (2018). Novo Modelo de Avaliação Psicológica no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, 38(spe), 122-132. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000208680 RESOLUÇÕES CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. OUTRAS PUBLICAÇÕES DO CONSELHO DE PSICOLOGIA CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Prêmio Profissional: Avaliação Psicológica direcionada as Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Revista Diálogos Ano 15 N° 10, de Maio de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cartilha Avaliação Psicológica. 3ª Ed. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022.

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