PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Psicologia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Psicologia - Par784/17 |
PROFESSOR |
Estela Maris Camargo Bernardelli |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Psicopatologia da Infância e Adolescência |
0-17547 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a) normalidade na infância e adolescência. Avaliação clínica e psicopatólogica. Quadros clínicos da infância e adolescência. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os quadros clínicos da infância e adolescência a partir das diferentes perspectivas teóricas, critérios de (a)normalidade e de avaliação psicopatológica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Identificar as principais perspectivas teórico-clínicas na compreensão da psicopatologia da infância e adolescência; - Conhecer critérios de (a)normalidade na infância e adolescência; - Compreender processos para realização de diagnóstico psicopatológico; - Identificar quadros clínicos da infância e adolescência |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA |
24 |
2 |
CRITÉRIOS DE NORMALIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA |
12 |
3 |
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOPATOLÓGICA |
20 |
4 |
QUADROS CLÍNICOS |
24 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: TIG - Unidade 1 EX – Unidade 3 SE – Unidade 4 |
Estratégias:AEX - aula expositiva TIG - trabalho integrado em grupo ARM - aulas com recursos multimídia ED - estudo dirigido EX - exercício de fixação SE - seminário |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os estudantes deverão ter domínio de recursos para identificar os diferentes tipos de patologia, critérios de normalidade e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Os estudantes serão avaliados pela habilidade em demonstrar conhecimento adquirido no semestre letivo através de situações problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo e avaliação integrativa. |
|||||||||||
ATITUDES |
O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e os colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe e ter comprometimento e pontualidade nas diferentes atividades propostas pelo professor. |
|||||||||||
OUTRAS |
Poderá haver alterações na sistemática de avaliação conforme necessidades forem apresentadas no decorrer do semestre letivo |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
TIG -Trabalho integrado em grupo |
01 |
|
|
|
2.0 |
11/03/2024 |
|
|
||||
EX -exercício de fixação (casos clínicos) |
03 |
|
|
|
3.0 |
06/05/2024 |
x |
27/05/2024 |
||||
SE - Seminário (Transtornos mentais DSM -5) |
04 |
|
|
|
3.5 |
05/06/2024 |
x |
17/06/2024 |
||||
AI - avaliação integrativa |
01,02,03,04 |
|
|
|
1.5 |
27/05/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista; PADOVANI, Carolina Rabello. Neuropsicologia na infância e na adolescência: casos clínicos em psicopatologias. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763263. |
|||||||||||
2 |
MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3. |
|||||||||||
3 |
DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
NUSSBAUM, Abraham M. Guia para o exame diagnóstico segundo o DSM-5. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582711538. |
|||||||||||
2 |
ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista. Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710302. |
|||||||||||
3 |
FIRST, Michael B. Manual de diagnóstico diferencial do DSM-5. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582712078. |
|||||||||||
4 |
BARNHILL, John W. Casos clínicos do DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2015. 372p. ISBN 9788582711569. |
|||||||||||
5 |
DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715062. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |