Uniplac - Graduação - Psicologia - Psicopatologia da Infância e Adolescência - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Estela Maris Camargo Bernardelli


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicopatologia da Infância e Adolescência

0-17547

4

80


EMENTA

Perspectivas teórico-clínicas da infância e adolescência. Critérios de (a) normalidade na infância e adolescência. Avaliação clínica e psicopatólogica. Quadros clínicos da infância e adolescência.


OBJETIVO GERAL

Compreender os quadros clínicos da infância e adolescência a partir das diferentes perspectivas teóricas, critérios de (a)normalidade e de avaliação psicopatológica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as principais perspectivas teórico-clínicas na compreensão da psicopatologia da infância e adolescência; - Conhecer critérios de (a)normalidade na infância e adolescência; - Compreender processos para realização de diagnóstico psicopatológico; - Identificar quadros clínicos da infância e adolescência


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

PERSPECTIVAS TEÓRICO-CLÍNICAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
1.1 Fundamentos históricos na compreensão da infância e adolescência
1.2 O processo evolutivo da infância e adolescência
1.3 Psicopatologias da infância e adolescência em diferentes perspectivas teórico-clínicas

24

2

CRITÉRIOS DE NORMALIDADE: INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
2.1 Delimitação e critérios do normal e patológico

12

3

AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOPATOLÓGICA
3.1 Princípios gerais do diagnóstico psicopatológico
3.2 Avaliação psicopatológica – entrevista psicológica, de anamnese, entrevista com os pais, entrevista lúdica diagnóstica
3.3 O exame do estado mental

20

4

QUADROS CLÍNICOS
4.1 Nosologia psiquiátrica
4.2 Características clínicas dos transtornos mentais: transtornos do neurodesenvolvimento, espectro da esquizofrenia, transtornos depressivos e bipolaridade, transtornos de ansiedade, traumas e estressores, obsessivos compulsivos, transtornos alimentares, somáticos, de eliminação, disforia de gênero, disruptivo, de controle dos impulsos e da conduta, abuso e negligência infantil, suicídio e autolesão

24

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse: TIG - Unidade 1 EX – Unidade 3 SE – Unidade 4


Estratégias:AEX - aula expositiva TIG - trabalho integrado em grupo ARM - aulas com recursos multimídia ED - estudo dirigido EX - exercício de fixação SE - seminário


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os estudantes deverão ter domínio de recursos para identificar os diferentes tipos de patologia, critérios de normalidade e elaborar avaliação psicopatológica de acordo com os recursos instrumentais disponíveis.

HABILIDADES

Os estudantes serão avaliados pela habilidade em demonstrar conhecimento adquirido no semestre letivo através de situações problemas propostos em seminários, estudo dirigido, trabalho em grupo e avaliação integrativa.

ATITUDES

O estudante deverá valorizar e respeitar o professor e os colegas no contexto da sala de aula, trabalhar em equipe e ter comprometimento e pontualidade nas diferentes atividades propostas pelo professor.

OUTRAS

Poderá haver alterações na sistemática de avaliação conforme necessidades forem apresentadas no decorrer do semestre letivo

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

TIG -Trabalho integrado em grupo

01

2.0

11/03/2024

EX -exercício de fixação (casos clínicos)

03

3.0

06/05/2024

x

27/05/2024

SE - Seminário (Transtornos mentais DSM -5)

04

3.5

05/06/2024

x

17/06/2024

AI - avaliação integrativa

01,02,03,04

1.5

27/05/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista; PADOVANI, Carolina Rabello. Neuropsicologia na infância e na adolescência: casos clínicos em psicopatologias. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763263.

2

MANUAL diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM 5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. 948 p. ISBN 978-85-8271-088-3.

3

DUMAS, Jean E. Psicopatologia da infância e da adolescência. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788536325644.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

NUSSBAUM, Abraham M. Guia para o exame diagnóstico segundo o DSM-5. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582711538.

2

ASSUMPÇÃO JUNIOR, Francisco Baptista. Psiquiatria da infância e da adolescência: casos clínicos. 1. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710302.

3

FIRST, Michael B. Manual de diagnóstico diferencial do DSM-5. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582712078.

4

BARNHILL, John W. Casos clínicos do DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2015. 372p. ISBN 9788582711569.

5

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 3. Porto Alegre: ArtMed, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788582715062.

obs:

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