Uniplac - Graduação - Psicologia - Análise Experimental do Comportamento - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia - Par784/17

PROFESSOR

Marília Piton de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Análise Experimental do Comportamento

0-17549

2

40


EMENTA

Determinantes históricos, sociais e científicos do surgimento das teorias behavioristas. Behaviorismo radical e metodológico. Conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Relações de determinação de um comportamento. Análise funcional do comportamento.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências sobre contribuições da história, método e conhecimento do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os determinantes históricos sociais e científicos relacionados ao surgimento das teorias behavioristas; Definir os principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento; Identificar comportamentos e seus determinantes; Distinguir entre Behaviorismo Radical e Behaviorismo Metodológico; Realizar análise funcional do comportamento; Identificar possibilidades de intervenção, como profissional de Psicologia a partir do conhecimento produzido no Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Contexto histórico, social e científico relacionados ao surgimento do Behaviorismo
Diferenças entre Behaviorismo Radical e Metodológico e suas decorrências para atuação dos psicólogos.

4

2

Principais contribuições de autores do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento

4

3

Principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento

16

4

Métodos de intervenção e produção de conhecimento no Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento

15

 

TOTAL DE HORAS

39 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreender os fundamentos e principais conceitos do Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Reconhecer métodos de intervenção em Análise Experimental do Comportamento.

HABILIDADES

Reconhecer e aplicar métodos de intervenção em Behaviorismo e Análise Experimental do Comportamento. Utilizar linguagem adequada aos conceitos da Análise Experimental do Comportamento.

ATITUDES

Realização de leituras, respeito aos colegas e professores, trabalho em grupo, assiduidade e ética profissional, atender aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva. Leitura sistemática dos textos trabalhados em aula.

OUTRAS

Atividade prática extraclasse: Estudo sobre Behaviorismo Metodológico e Radical

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2

1.5

A definir

Prova

1,2

2.5

A definir

x

A definir

Seminários

1,2,3 e 4

1.5

A definir

Estudo Dirigido

3 e 4

2.0

A definir

x

A definir

Autoavaliação

1,2,3,4

1.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto de. Princípios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2008. 221 p. ISBN 9788536307558

2

BORGES, Nicodemos Batista; CASSAS, Fernando Albregard. Clínica analítico-comportamental: aspectos teóricos e práticos. ISBN 9788536324481

3

SKINNER, B. F. Ciência e comportamento humano. 11.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. 489 p. ISBN 8533619359


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

. Sob medida: um guia sobre a elaboração de medidas do comportamento e suas aplicações

2

Sobre comportamento e cognição: psicologia comportamental e

3

Modificação do comportamento: o que é e como fazer

4

Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica

5

SKINNER, Burrhus Frederic. Sobre o behaviorismo. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. 216 p. ISBN 978-85-316-0360-0.

obs:

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