Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Marta Aparecida de Lima Machado Calegari


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório IV

0-18662

4

80


EMENTA

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar subsídios para inserção na realidade educacional dos Anos Iniciais - Educação Básica

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a organização do cotidiano do Ensino Fundamental em relação aos tempos e espaços. 2. Observar participando do planejamento e execução de atividades docentes em uma unidade escolar. 3. Planejar e executar intervenção direta em sala de aula, em concordância com professor/a da turma. 4. Elaborar de forma reflexiva relatório à partir da observação participante e da intervenção pedagógica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Contexto escolar.

12

2

Campo de estágio
Contato inicial na unidade escolar

24

3

Intervenção na realidade educacional.

24

4

Elaboração do Relatório e devolutiva.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Orientações referente ao estágio. Organização dos grupos. Identificação dos campos de estágio. Estudo do PPP da escola. Identificação da população escolar. Observação participante – acompanhamento semanal das atividades de um professor na unidade escolar. Projeto/planejamento e intervenção na sala de aula em uma turma dos Anos Iniciais. Diário de campo on-line; Relatório escrito com fundamentação teórica Seminário on-line – resultados.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade relacional entre saberes acadêmicos e saberes curriculares das redes de ensino locais. Capacidade de articulação entre os conhecimentos produzidos em sala e a vivência em campo.

HABILIDADES

Consistência teórica nas produções acadêmicas orais e escritas. Atuação participativa e cooperativa.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às atividades individuais e coletivas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais. postura acadêmico-profissional durante todo o processo.

OUTRAS

...

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Orientação

3.00

A definir

Planejamento e relatório

3.0

A definir

Seminário

2.0

A definir

Autoavaliação

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522112654.

2

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9

3

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x

2

OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. 129p ISBN 853080581x.

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.

4

PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. ISBN 9788571399532.

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática