PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil |
0-18652 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática |
20 |
2 |
Organização do cotidiano e planejamento pedagógico na educação |
20 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:Leituras; Vídeos; Produções de texto; Quadro-síntese; Fórum avaliativo. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Domínio conceitual. |
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HABILIDADES |
Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica. |
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ATITUDES |
Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética. |
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OUTRAS |
A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Lista de marcos legais |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
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Fórum avaliativo |
1 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Quadro-síntese |
2 |
x |
x |
x |
0.9 |
A definir |
|
|
||||
Produção de texto |
2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação Final |
1, 2 |
x |
x |
x |
5.1 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Integrativa |
1, 2 |
x |
x |
x |
1.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7. |
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2 |
FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7. |
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3 |
KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017. |
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2 |
COSTA, Lucimar Prezotto Azi; DRESCH, Jaime Farias.. Governamento da infância: apontamentos sobre o processo de escolarização e as tecnologias de poder na Educação Infantil. Vivências, Erechim, v. 18, p. 69-87, 2022. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/402 |
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3 |
FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Izabel; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997. |
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4 |
GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167p |
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5 |
JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: Anotações de um educador "on the road". 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1996. 100 p. (Série A Pré-escola Brasileira) 18739 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |