Uniplac - Graduação - Pedagogia - Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil

40

EMENTA

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Fundamentos legais, Projeto institucional, proposta e prática
pedagógica na Educação Infantil: documentos legais, currículo,
ludicidade, jogos e brincadeiras.

20

2

Organização do cotidiano e planejamento pedagógico na educação
infantil: tempo e espaço, atividades, registro e avaliação.

20

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:Leituras; Vídeos; Produções de texto; Quadro-síntese; Fórum avaliativo.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Lista de marcos legais

Fórum avaliativo

Quadro-síntese

0.9

Produção de texto

Avaliação Final

1, 2

5.1

Integrativa

1, 2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7.

2

FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7.

3

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

2

COSTA, Lucimar Prezotto Azi; DRESCH, Jaime Farias.. Governamento da infância: apontamentos sobre o processo de escolarização e as tecnologias de poder na Educação Infantil. Vivências, Erechim, v. 18, p. 69-87, 2022. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/402

3

FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Izabel; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997.

4

GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167p

5

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: Anotações de um educador "on the road". 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1996. 100 p. (Série A Pré-escola Brasileira) 18739