Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Andressa Alano Alves


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório II

0-18651

4

80


EMENTA

Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar as acadêmicas subsídios para a compreensão crítico reflexiva sobre a docência na Educação Infantil com vistas ao desenvolvimento da prática com bebês e crianças na perspectiva de uma Educação integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer o contexto da instituição educativa e identificar os aspectos característicos da educação infantil realizada no CEIM; 2. Observar e participar do planejamento e execução de atividades docentes do CEIM; 3. Identificar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem que fundamentam as práticas pedagógicas do CEIM observadas; 4. Planejar e executar intervenção pedagógica com bebês/crianças em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e de intervenção de estágio.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil.

20

2

Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas.

20

3

Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender.

20

4

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:- Contato inicial com o CEIM – contrato pedagógico. - Estudo do PPP do CEIM; – Observação participante com acompanhamento semanal das atividades de um professor que atua no CEIM, na modalidade permitida, em função das orientações sanitárias; – Fazer a observação participante em todas as turmas do CEIM; – Entrevista com um professor e ou direção sobre as concepções de educação. – Observação participante com acompanhamento semanal das atividades de um professor que atua no CEIM; - Elaborar o Diário de campo online; - Relatório escrito com fundamentação teórica - Relatório reflexivo e devolutiva po meio do Seminário.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio dos conceitos básicos da Educação Infantil.

HABILIDADES

Comunicação oral e escrita de forma clara e coerente e acessível.

ATITUDES

Respeito às crianças. Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas individuais e coletivas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais nas atividades em grupo.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Relatório reflexivo teoricamente fundamentado da Observação Participante

2.5

A definir

Autoavaliação

2.0

A definir

Projeto de estágio (de Intervenção) e Relatório escrito com fundamentação teórica com base nas orientações.

3.0

A definir

Seminário Semestral

2.5

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HELM, Judy Harris. O poder dos projetos. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788536312781.

2

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536314761.

3

COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Gisele; WIGGERS, Verena. Práticas pedagógicas na educação infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos, 2012. 371p. ISBN 9788578432928.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil: educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

2

CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero@p0. Porto Alegre: Artemed, 2001.

3

OSTETTO, Luciana E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012

4

OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009.

5

PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009

obs:...

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática