PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia: Educação a Distância Par783/17 |
PROFESSOR |
Andressa Alano Alves |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-18651 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar as acadêmicas subsídios para a compreensão crítico reflexiva sobre a docência na Educação Infantil com vistas ao desenvolvimento da prática com bebês e crianças na perspectiva de uma Educação integral. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer o contexto da instituição educativa e identificar os aspectos característicos da educação infantil realizada no CEIM; 2. Observar e participar do planejamento e execução de atividades docentes do CEIM; 3. Identificar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem que fundamentam as práticas pedagógicas do CEIM observadas; 4. Planejar e executar intervenção pedagógica com bebês/crianças em concordância com professor/a da turma; 4. Relatar de forma reflexiva as atividades de observação participante e de intervenção de estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. |
20 |
2 |
Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. |
20 |
3 |
Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. |
20 |
4 |
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:- Contato inicial com o CEIM – contrato pedagógico. - Estudo do PPP do CEIM; – Observação participante com acompanhamento semanal das atividades de um professor que atua no CEIM, na modalidade permitida, em função das orientações sanitárias; – Fazer a observação participante em todas as turmas do CEIM; – Entrevista com um professor e ou direção sobre as concepções de educação. – Observação participante com acompanhamento semanal das atividades de um professor que atua no CEIM; - Elaborar o Diário de campo online; - Relatório escrito com fundamentação teórica - Relatório reflexivo e devolutiva po meio do Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio dos conceitos básicos da Educação Infantil. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Comunicação oral e escrita de forma clara e coerente e acessível. |
|||||||||||
ATITUDES |
Respeito às crianças. Participação ativa nas atividades. Autonomia nos trabalhos individuais. Responsabilidade em relação às suas tarefas individuais e coletivas. Disposição para aceitar as diferenças nas relações interpessoais nas atividades em grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Relatório reflexivo teoricamente fundamentado da Observação Participante |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Autoavaliação |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Projeto de estágio (de Intervenção) e Relatório escrito com fundamentação teórica com base nas orientações. |
|
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Seminário Semestral |
|
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
HELM, Judy Harris. O poder dos projetos. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788536312781. |
|||||||||||
2 |
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536314761. |
|||||||||||
3 |
COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Gisele; WIGGERS, Verena. Práticas pedagógicas na educação infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos, 2012. 371p. ISBN 9788578432928. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil: educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. |
|||||||||||
2 |
CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação Infantil: pra que te quero@p0. Porto Alegre: Artemed, 2001. |
|||||||||||
3 |
OSTETTO, Luciana E. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012 |
|||||||||||
4 |
OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. |
|||||||||||
5 |
PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009 |
|||||||||||
obs:... |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |