Uniplac - Graduação - Pedagogia - Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia: Educação a Distância Par783/17

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe, Regimari Cristina Rodolfi Beppler


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática

0-18650

4

80


EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1) Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. 2) Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. 3) Reconhecer a importância das políticas de avaliação da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar.

20

2

Conteúdos Curriculares.

20

3

Metodologia de Ensino e Aprendizagem.

20

4

Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositivo/dialogada; acompanhamento individual e em grupos


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

1 e 2

A definir

Avaliação 2

3 e 4

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1

2

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x.

3

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 4. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 142 p. (Coleção o sentido da escola). ISBN 85-7490-136-9.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 14. ed. São Paulo: Libertad, 2005. 205 p. ISBN 8585819073.

2

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 259 p ISBN 8532623329.

3

POPHAM, W. James; BAKER, Eva L. Como planejar a sequência de ensino. Porto Alegre: Editora Globo S/a, 1976. 144 p. 5369

4

SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (org.). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 342 p. ISBN 978-85-205-0645-5.

5

MACHADO, Nílson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996. 320 p. ISBN 85-249-0558-1.

6

FIGUEIREDO, Maristela Aparecida; DALMOLIN, Neide. Avaliação da prática docente na educação inclusiva. Lages: Ed. do Autor, 2001. 22 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática