Uniplac - Graduação - Pedagogia - Estágio Curricular Obrigatório IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Marileia Aparecida Wolff Tubs


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório IV

0-18291

4

80


EMENTA

Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar o processo de inserção na realidade profissional através de vivências cotidianas da escola com foco na sala de aula da Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Descrever a realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais. 2- Levantar temáticas a partir do diagnóstico para o desenvolvimento do estágio. 3- Elaborar o projeto de estágio, assim como o relatório dessa etapa. 4- Desenvolver atividades de práticas pedagógicas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Realidade das instituições como espaços de vivências de práticas profissionais.
Organização dos grupos de estágio.
Campos de estágio.

10

2

Definição do campo de estágio
Contato com a realidade campo de estágio
Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio

40

3

Diagnóstico da realidade e levantamento da temática para o desenvolvimento do estágio.

20

4

Elaboração do projeto de estágio e do relatório dessa etapa.

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Conversas iniciais. Orientações. Organização dos grupos.Definição dos campos de estágio. Observação participante nos campos de estágio. Estudo da realidade e suas expectativas (sala de aula - atuação direta). Escrita do relatório dessa etapa.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual. Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil.

HABILIDADES

Coerência e correção nos trabalhos escritos. Comunicação ativa no grupo. Expressão oral e escrita do conhecimento construído, de forma reflexivo-crítica. Reflexão crítica diante de realidades investigadas.

ATITUDES

Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção de conhecimento. Participação efetiva.

OUTRAS

Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual. Seminário.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Assiduidade, participação e responsabilidade.

Todas

2.0

A definir

Trabalhos realizados em aula presencial e de pesquisa

Todas

2.0

A definir

Projeto de estágio/Planejamento

2

2.0

A definir

Seminário

2

2.0

A definir

Relatório dessa etapa

Todas

2.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788522112654.

2

FREITAS, Helena Costa Lopes. O trabalho como princípio articulador da prática de ensino e nos estágios. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 248 p. (Coleção Magistério. Formação E Trabalho Pedagógico) 10021 ISBN 853080394-9

3

STELA C. BERTHOLO PICONEZ (COORD). Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. 15ª. Papirus


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x

2

OSTETTO, Luciana E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágios. 8. ed. São Paulo: Papirus, 2009. 129p ISBN 853080581x.

3

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704.

4

PINHO, Sheila Zambello de (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. ISBN 9788571399532.

5

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática