Uniplac - Graduação - Pedagogia - Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia - Par782/17

PROFESSOR

Jaime Farias Dresch

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Projeto Pedagógico e Cotidiano na Educação Infantil

40

EMENTA

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço. Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade, jogos e brincadeiras. Planejamento: atividades, registro e avaliação.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar a construção de conhecimentos acerca dos fundamentos, especificidades e diretrizes da Educação Infantil visando à formação docente inicial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Identificar as especificidades da proposta e das práticas pedagógicas na educação infantil e sua efetivação a partir das diretrizes curriculares. 2. Aprofundar conhecimentos sobre a organização dos tempos e espaços no cotidiano da educação infantil. 3. Reconhecer os principais aspectos envolvidos no planejamento pedagógico na educação infantil. 4. Relacionar os conhecimentos teóricos com a prática no contexto educacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

Proposta e prática pedagógica na Educação Infantil: currículo, ludicidade,
jogos e brincadeiras.

2

Organização do cotidiano na educação infantil: tempo e espaço.

3

Planejamento: atividades, registro e avaliação.

4

Prática como Componente Curricular.

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho em grupo – Proposta Pedagógica na Educação Infantil (4 h).

Estratégias:Aulas expositivas dialogadas, seminários, estudos dirigidos, leituras individuais e em grupos, dinâmicas em grupos.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

A forma de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Integrativa

Prova escrita

Trabalho em grupo: Proposta Pedagógica

Seminário em grupo

2, 3

A definir

Participação em aula e sínteses das aulas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CORAZZA, Sandra Mara. Infância e educação. era uma vez.. quer que conte outra vez@p0 Petrópolis: Vozes, 2002. 204 p. (Coleção psicanálise e educação). ISBN 853262761-7.

2

FÜLLGRAF, Jodete; WIGGERS, Verena. Educação infantil: projetos e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014. 204 p. (Coleção Fomar). ISBN 978-85-7963-120-7.

3

KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel F. Infância: fios e desafios da pesquisa. 7. ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2003. 92 p. ISBN 853080404x

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

2

COSTA, Lucimar Prezotto Azi; DRESCH, Jaime Farias.. Governamento da infância: apontamentos sobre o processo de escolarização e as tecnologias de poder na Educação Infantil. Vivências, Erechim, v. 18, p. 69-87, 2022. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/402

3

FARIA, S. Histórias e políticas de educação infantil. In: FAZOLO, Eliane; CARVALHO, Maria Cristina; LEITE, Maria Izabel; KRAMER, Sonia (org.). Educação Infantil em curso. Rio de Janeiro: Rival, 1997.

4

GARCIA, Regina Leite (org.). Revisitando a pré-escola. 4. ed. rev. São Paulo: Cortez Editora, 2000. 167p

5

JUNQUEIRA FILHO, Gabriel de Andrade. Interdisciplinaridade na pré-escola: Anotações de um educador "on the road". 2.ed. São Paulo: Enio Matheus Guazzelli & Cia. Ltda, 1996. 100 p. (Série A Pré-escola Brasileira) 18739