PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Marileia Aparecida Wolff Tubs |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório II |
0-18280 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Dimensões da prática docente no cotidiano na Educação Infantil. Reflexão como fundamento das práticas pedagógicas. Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender. Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar conhecimentos acerca da profissão docente na Educação Básica, com enfoque no exercício da pratica profissional da Educação Infantil. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Compreender o estágio curricular obrigatório nas dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil. 2- Identificar o cotidiano da Educação Infantil, sua organização e as relações estabelecidas com as possibilidades da prática pedagógica. 3- Estabelecer relações com a docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender 4- Reconhecer a necessidade e importância do planejamento, registro, reflexão, socialização e avaliação para a intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1-Dimensões da prática docente no cotidiano da Educação Infantil |
10 |
2 |
Fundamento das práticas pedagógicas |
10 |
3 |
Docência e a mediação nos processos de ensinar e aprender |
10 |
4 |
Intervenção na realidade educacional e desenvolvimento do projeto de estágio. |
40 |
5 |
Relatório de Estágio |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Problematização, trabalhos individuais e em grupos, pesquisa bibliográfica. pesquisa de campo , estudo dirigido, seminário. Intervenção na realidade, discussão em grupos. Observações participantes na realidade campo de estágio. Escrita do relatório dessa etapa do estágio curricular obrigatório. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora considerando ainda o conhecimento e o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Coerência e correção nos trabalhos escritos. Análise crítico-reflexiva diante dos temas abordados. Comunicação ativa no grupo |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação ativa nos trabalhos em grupo. Autonomia nos trabalhos individuais. Assiduidade e pontualidade. Responsabilidade em relação às suas atividades. |
|||||||||||
OUTRAS |
Participação ativa nas aulas. Registro dos trabalhos em grupo e individual |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Assiduidade, pontualidade e responsabilidade nas atividades. |
Todas |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Construção da proposta pedagógica/Projeto de estágio. |
3 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Planejamento das atividades pedagógicas |
3 |
|
|
|
1.5 |
A definir |
|
|
||||
Atuação em campo de estágio (Observação participante e intervenção na Educação Infantil) |
4 |
|
|
|
3.0 |
A definir |
|
|
||||
Relatório dessa etapa do estágio. |
5 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Gisele; WIGGERS, Verena. Práticas pedagógicas na educação infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos, 2012. 371p. ISBN 9788578432928. |
|||||||||||
2 |
PAIGE-SMITH, Alice; CRAFT, Anna (org.). O desenvolvimento da prática reflexiva na educação infantil . Porto Alegre: Artmed, 2010. 231 p. ISBN 978-85-363-2187-5. |
|||||||||||
3 |
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004. 296 p. (Docência em formação). ISBN 8524910704. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CRAIDY, Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero@p0 Porto Alegre: Artmed, 2001. |
|||||||||||
2 |
FULLGRAF, Jodete; WIGERS, Verena. Projetos e Práticas Pedagógicas: na creche e na pré-escola. Brasília: Liber Livro, 2014. |
|||||||||||
3 |
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação Infantil: Saberes e fazeres da formação de professores, (Org.). Campinas, SP: Papirus, 2008. |
|||||||||||
4 |
_________. Encontros e encantamentos na educação infantil: Partilhando experiências de estágios. São Paulo: Papirus, 2000. Número de chamada: 372.21 E56 |
|||||||||||
5 |
PINHO, Sheila Zambello de, (Org.). Formação de educadores: O papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |