PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Pedagogia |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Pedagogia - Par782/17 |
PROFESSOR |
Mareli Eliane Graupe |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Didática I |
0-18279 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. Reconhecer a importâncias das políticas de avaliação da aprendizagem. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. |
40 |
2 |
Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de |
40 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Aula expositivo/dialogada; acompanhamento individual e em grupos; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa). |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas atividades propostas. |
|||||||||||
OUTRAS |
A avaliação será diagnóstica e formativa. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
1,2,3,4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo |
1 |
x |
x |
x |
2 |
28/03/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 02 – Análise de um filme em grupo |
2 |
x |
x |
x |
3 |
25/04/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 03 - Trabalho escrito individual |
3 e 4 |
x |
x |
x |
3 |
13/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x. |
|||||||||||
2 |
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1 |
|||||||||||
3 |
LIBÂNEO, José Carlos; MAZZOTTI, Tarso Bonilha; NÓVOA, Antônio; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia, ciência da educação@p0. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 134 p. 46 ISBN 85-249-0606-5 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
LUCARELLI, Elisa; SCHEIBE, Leda; BAPTISTA, Luís Antônio; PEREIRA, Marcos Villela; LUDKE, Menga; DUARTE, Newton; GARCIA, Regina Leite; FLEURI, Reinaldo Matias; OLIVEIRA, Renato José de; CANDAU, Vera Maria; LINHARES, Célia Frazão Soares. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. 189 p. 22622 ISBN 857490031-1 |
|||||||||||
2 |
CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 259 p ISBN 8532623329. |
|||||||||||
3 |
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 20.ed. São Paulo: Loyola editora, 2005. 149 p. (Coleção Educar) ISBN 8515001810 |
|||||||||||
4 |
MARTINEZ, Maria Josefina; LAHORE, Carlos E. Oliveira; BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Planejamento escolar. São Paulo: Editora Saraiva, 1977. 205 p. 5403 |
|||||||||||
5 |
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 4.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 180 p. 10 ISBN 85-249-0550-6 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |