Uniplac - Graduação - Odontologia - Introdução à Odontopediatria - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Claudia de Abreu Busato


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução à Odontopediatria

0-18619

2

40


EMENTA

Crescimento e desenvolvimento infantil. Controle do comportamento infantil frente ao atendimento odontopediátrico. Biogênese das dentições. Estomatologia pediátrica. Cariologia clínica. Prevenção da doença cárie e periodontal. Odontologia minimamente invasiva. Dentistica restauradora em odontopediatria. Técnicas radiográficas utilizadas em odontopediatria. Anestesia local e cirurgia e terapêutica aplicada em odontopediatria.


OBJETIVO GERAL

Compreender os conteúdos de odontopediatria para que realize as atividades práticas com domínio do conhecimento científico com visão crítica, social ético-humanista voltadas ao paciente infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Distinguir as características de desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social da criança nas diferentes faixas etárias, - Conhecer as técnicas de controle de comportamento infantil frente ao atendimento odontológico, - Distinguir os sinais de ansiedade e medo no paciente infantil e de sua família - Selecionar adequadamente os exames radiográfico no paciente infantil observando características individuais - Conhecer materiais e técnicas de isolamento absoluto em odontopediatria, - Selecionar adequadamente os materiais restauradores em odontopediatria, - Conhecer e distinguir os diferentes tipos de cimentos ionoméricos, - Distinguir e compara os dentes e as dentições decídua e permanente, - Identificar manifestações bucais de doenças sistêmicas comuns na infância, - Diagnosticar alterações patológicas e não patológicas bucais e dentais comuns em crianças, - Compreende os procedimento de prevenção de doenças bucais (cárie e periodontal ) na criança - reconhecer os fatores etiológicos da doença cárie e periodontal na criança, - diagnosticar lesões de cárie, distinguindo lesões ativas de inativas, - Determinar os tratamentos não invasivos e minimamente invasivos para a doença cárie, - Conhecer os materiais contendo fluoretos e como utiizá-los na odontopediatria - compreender o papel dos hábitos alimentares no estabelecimento da doença cárie bem como fazer sua avaliação, - compreender o papel do controle químico e mecânico do biofilme no controle da doença cárie -conhecer as técnicas cirúrgicas em odontopediatria (exodontia, ulotomia, ulectomia, remoção de lesões tecido mole), bem como suas indicações, contraindicações e materiais necessários, - determinar as técnicas anestésicas, indicações, contraindicações, em odontopediatria. -conhecer os principais medicamentos utilizados na prática odontopediátrica, suas indicações, contraindicações, bem como calcular a dosagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Características do crescimento e desenvolvimento da criança.; medo e ansiedade para o atendimento odontológico da criança; Atitudes parentais e comportamento da criança.
Técnicas de controle de comportamento do paciente em odontopediatria; técnicas não farmacológicas: controle de voz, falar-mostrar-fazer, distração, modelagem/observação, comunicação não verbal, técnicas restritiva

6

2

Erupção e rizólise
-Anatomia comparativa entre dentes decíduos e permanentes.
- Alterações sistêmicas e locais que impedem ou que interferem no processo eruptivo.
- Sintomatologia do processo eruptivo
- Erupção ectópica

2

3

Prevenção da doença cárie e periodontal na criança
- Cariologia: estudo da doença cárie- aspectos bioquímicos do proceso desmimeralização e remineralização
-Característcas das lesões de cárie,
- controle mecânico e químico do biofilme bacteriana,
- Utilização de fluoretos em odontopediatria
- Considerações sobre hábitos alimentares na infância

10

4

.Radiologia em Odontopediatria4.1 Considerações para aplicação - quantidade de Rx
- Técnicas radiográficas Intra e Extrabucais
- Aspectos da proteção radiográfica ao paciente infantil

4

5

Dentística em Odontopediatria, Odontologia minimamente invasiva.
- Isolamento absoluto: materiais utilizados, indicações, limitações, cuidados na inserção e remoção do isolamento absoluto,
- Utilização de Resina Composta em odontopediatria: indicações, contra-indicações, vantagens, desvantages, materiais e técnicas.
- Cimentos ionoméricos: Classificação, indicações, cuidados com a manipulação e insersão do material, vantagens e desvantagens.
- Utilização de selantes em odontopediatria

6

6

Alterações dos tecidos moles bucais e periodonto da crianças
- Manifestações bucais de doenças sistêmicas
- Doenças bacterianas
- Doenças viróticas
- Doenças fúngicas
- Alterações não patológicas
- Alterações patológicas mais comuns

4

7

Procedimentos cirúrgicos em odontopediatria.
Exodontia, ulectomia, ulotomia, remoção de lesões em tecido mole.
Indicações, contraindicações, complicações e materiais utilizados.

2

8

Técnicas de anestesia local em odontopediatria. Indicações, contraindicações, complicações, dosagem

2

9

Hipomineralização molar-incisivo

2

 

TOTAL DE HORAS

38 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; SE – Seminário; TG - Trabalho em Grupo; EI - Estudo Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

1 Elaboração das avaliações com embasamento nas referências propostas, com argumentação lógica e coerente. 2 Conseguir expressar tanto na prática como nas avaliações teóricas os conteúdos apresentados de forma clara e objetiva.

HABILIDADES

1 INICIATIVA/DESPRENDIMENTO Refere-se à qualidade do estudante assumir-se em relação ao trabalho. Sem esperar ordens ou comandos, mantendo-se, entretanto, nos limites de sua competência e das regras que regem o funcionamento da equipe. Além disso, trata da busca de orientação, colocando o estudante numa postura de se apoderar do que ainda não lhe é totalmente familiar. 2 CRIATIVIDADE E POSTURA CRÍTICA Refere-se à capacidade do estudante de problematizar o serviço, questionando-o em seu fazer e em sua consequência. Diz respeito a negar-se à resignação ou a aceitação do que se faz, porque assim está definido que o seja. Refere-se à busca de explicações e ao julgamento da satisfação das respostas que lhe são dadas aos estudantes. Diz respeito à capacidade de pensar e posicionar-se, somando a iniciativa de apresentar sugestões quando considera que alguma situação pode ser corrigida ou melhorada 3. RESPEITO À TÉCNICA Execução das atividades práticas respeitando os preceitos técnicos estudados, respeitando as características individuais de cada paciente. Realizando os passos clínicos com coerência técnica de cada material e normas de biossegurança.

ATITUDES

Espera-se dos acadêmicos do curso, atitudes de respeito e ética para com os pacientes, colegas e professores; participação nas atividades teórico-prática propostas; e, domínio teórico-técnico dos conteúdos exigidos para o semestre. 1. ASSIDUIDADE Diz respeito ao cumprimento da freqüência estabelecida para o desenvolvimento do estágio. 2 PONTUALIDADE Refere-se à observância do horário definido para início e término da jornada de trabalho. 3 DISPONIBILIDADE Traduz a postura do estudante em colocar-se predisposto a atender as solicitações geradas durante o trabalho, sem que necessariamente tenha de ser convidado a respondê-las. 4 COMPROMETIMENTO Caracteriza o nível de compromisso com que o estudante assume as tarefas que lhe são propostas. Traduz-se por desenvolver o trabalho com satisfação, interesse e disposição para superar as dificuldades. 5 RELACIONAMENTO Identifica o tipo de papel que nas relações interpessoais o estudante assume, de forma a estabelecer um clima de cordialidade e confiança entre os membros da equipe. Traduz, também, a postura que assume com os pacientes, respeitando a dignidade e a condição de cidadãos enfermos. Por fim, a forma no trato que o estudante estabelece com pessoas ligadas direta ou indiretamente ao funcionamento dos serviços e escolas. Vincula-se à qualidade de cordialidade, gentileza, educação, respeito e condescendência às peculiaridades de cada um.

OUTRAS

Avaliações teóricas e seminários, seguirão as diretrizes acima citadas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação teórica 1

1,2,3

3.5

08/04/2024

x

29/04/2024

seminário alterações tecidos moles

6

1.0

25/03/2024

avaliação teórica 2

1,2,3,4,5,6

3.5

03/06/2024

x

24/06/2024

Seminário Radiologia em odontopediatria

4

1.0

27/05/2024

Integrativa

1,3,4,5

1.0

10/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ASSED, Sada. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médicas, 2005. 1068 p. ISBN 85-367-0026-2.

2

KRAMER, Paulo Floriani; FELDENS, Carlos Alberto. Traumatismos na dentição decídua: prevenção, diagnóstico e tratamento. São Paulo: Santos, 2005. 311 p. ISBN 8572885188

3

CORRÊA, Maria Salete Nahás Pires. Odontopediatria na primeira infância. 2. ed. São Paulo: Santos, 2005. 847 p. ISBN 85-7288-538-2.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

TOLEDO, Orlando Ayrton de. Odontopediatria: fundamentos para a prática clínica. 3. ed. São Paulo: Premier, 2005. 390 p. ISBN 85-86067-34-2.

2

CORREA, Maria Salete Nahás Pires. Sucesso no atendimento odontopediátrico: aspectos psicológicos. São Paulo: Santos, 2002. 659 p.

3

FEJERSKOV, Ole. Cárie dentária: a doença e seu tratamento clínico. 2.ed. São Paulo: Gen, 2011. 615p. ISBN 9788572888608.

4

IMPARATO, José Carlos Pettorossi et al. Selamento de cárie: uma alternativa para tratamento de lesões de cárie em dentina. São Paulo: Santos, 2010. 131 p. ISBN 978-85-7287-809-7.

5

GUEDES-PINTO, Antonio Carlos; BONECKER, Marcelo; RODRIGUES, Célia Regina Martins Delgado (org.). Odontopediatria. São Paulo: Santos, 2010. 446p. (Fundamentos de odontologia). ISBN 978-85-728-8755-7.

obs:Poderá ser utilizado artigos científicos no decorrer do semestre na elaboração dos seminários

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