Uniplac - Graduação - Odontologia - Bioética - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Ana Emilia Siegloch

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Bioética

0-18620

2

40

 

EMENTA

Histórico. Princípios e fundamentos. Regulamentação internacional e nacional de pesquisas em seres humanos. Integridade na produção científica.  Bioética e saúde pública. Bioética e Odontologia. Relação profissional-paciente e bioética. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido na prática profissional e na pesquisa.

 

OBJETIVO GERAL

Contribuir para formação de profissionais com habilidades e competências para analisar aspectos morais que envolve a Bioética, o exercício profissional os aspectos morais para o exercício profissional e as relações interpessoais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Preparar o aluno para conduzir a pesquisa e profissão dentre os aspectos éticos com retidão. - Despertar responsabilidade e compromisso com decoro em todos os aspectos da bioética. - Preparar o aluno para conduzir seus atos e pesquisas direcionados aos caminhos da bioética enaltecendo a nobreza da saúde.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do Plano de Ensino

2

2

Introdução ao Estudo da Bioética

2

3

Conceitos fundamentais em ética e bioética

2

4

Regulamentação Internacional e Nacional sobre pesquisa em seres humanos
Documentos de envio ao CEP

4

5

Integridade na pesquisa

10

6

Avaliação

4

7

seminários

8

8

Artigos de revisão

8

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme artigo 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 10 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: buscar, ler e tirar proveito de artigos publicados sobre assuntos ministrados durante o semester e pertinentes a disciplina.

 

Estratégias:

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Conforme regimento da Uniplac, a avaliação da aprendizagem compreende a verificação da apropriação do conhecimento (saberes acumulados), do desenvolvimento de habilidades (capacidades de utilizar os conhecimentos adquiridos) e atitudes (vontades concretizadas em atos).

HABILIDADES

Desta forma o conhecimento será avaliado por exercícios de avaliação cognitiva realizadas durante o semestre envolvendo a temática desenvolvida, em datas a combinar de acordo com a evolução do processo de ensino-aprendizagem.

ATITUDES

Serão avaliadas as habilidades de análise crítica e reflexiva de problemas éticos, bem como para a elaboração de possíveis soluções para esses problemas, por meio de raciocínio lógico e dedutivo, considerando diferentes aspectos da realidade. . Por fim para a avaliação da atitude serão observados os comportamentos na relação aluno-professor; empatia; ética; assiduidade; pontualidade; responsabilidade; respeito; compromisso; apresentação individual; trabalho em equipe; criatividade; iniciativa; interesse; motivação; capacidade crítica e reflexiva; controle emocional;

OUTRAS

Por fim para a avaliação da atitude serão observados os comportamentos na relação aluno-professor; empatia; ética; assiduidade; pontualidade; responsabilidade; respeito; compromisso; apresentação individual; trabalho em equipe; criatividade; iniciativa; interesse; motivação; capacidade crítica e reflexiva; controle emocional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av. teórica 1

2, 3 ,4

x

x

x

2.0

20/03/2024

x

27/03/2024

Seminário

2,3,4,5,7,8

x

x

x

7.0

22/05/2024

x

12/06/2024

Integrativa

2,3,4,5

x

x

x

1.0

19/06/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PESSINI, Léo; BARCHIFONTAINE, Christina de P. de. Problemas autais da bioética. 11.ed. São Paulo: Loyola editora, 2014. ISBN 9788515003211

2

AMORIM, Adriana Gomes; SOUZA, Elizabethe Cristina Fagundes. Problemas éticos vivenciados por dentistas: dialogando com a bioética para ampliar o olhar sobre o cotidiano da prática profissional. Ciência e Saúde Coletiva, 2010.

3

BUGARIN Júnior, João Geraldo; GARRAFA, Volnei. Bioética e biossegurança: uso de biomateriais na prática odontológica. Revista de Saúde Pública, 2007.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GARRAFA V; KOTTOW M; SAADA A. Bases conceituais da Bioética: enfoque latino-americano. Gaia 2006

2

VALLS, Alvaro L. M. Da ética à bioética. Volta Redonda: Vozes, 2004. 196 p. ISBN 8532629245.

3

VALLE, Silvio; TELLES, José Luiz (org.). Bioética e biorrisco: abordagem transdisciplinar. Rio de Janeiro: Interciência, 2003. 417 p. ISBN 85-7193-075-9.

4

PORTO, Dora. Bioética: saúde, pesquisa, educação. São Paulo: CFM, 2015.

5

RIBEIRO, Gustavo Pereira Leite; TEIXEIRA, Ana Carolina Brochado. Bioética e direitos da pessoa humana. Belo Horizonte: Del Rey, 2011. 341p. ISBN 9788538402077

6

GUEDES, Diego Oliveira; GOMES Filho, Douglas Leonardo. Percepção de plágio entre estudantes do curso de Odontologia. Revista de Bioética, 2025.

7

MALUF, Fabiano. Relação profissional-paciente e bioética: uma discussão sempre atual. Revista Associação Médica Brasileira, 2012.

 

 

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