PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Patrick Mota Schuermann |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Percussão II |
0-18325 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical. |
OBJETIVO GERAL |
Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da proposta de trabalho e da ementa. |
14 |
2 |
Arranjo e composição de peças de percussão. |
16 |
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TOTAL DE HORAS |
30 h |
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Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação. |
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HABILIDADES |
Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica. |
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ATITUDES |
No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente. |
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OUTRAS |
Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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avaliação 1 |
unidade 1 |
x |
x |
x |
4 |
10/04/2024 |
x |
17/04/2024 |
||||
avaliação 2 |
unidade 2 |
x |
x |
x |
4 |
22/05/2024 |
x |
29/05/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro, para músicos, arranjadores e compositores. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003. 161 p. |
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2 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8. |
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3 |
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Dicionário de Percussão |
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2 |
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de Percussão. São Paulo: UNESP, 2003. |
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3 |
SANTOS, Eder Rocha dos. Zabumba moderno. Pernambuco: Governo de Pernambuco, 2000. |
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4 |
POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p. |
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5 |
SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204 |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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