Uniplac - Graduação - Música - Percussão II - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Patrick Mota Schuermann


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Percussão II

0-18325

2

40


EMENTA

Prática instrumental em grupo com instrumentos de percussão diversos. Arranjo para instrumentos de percussão. Percussão erudita. A percussão na Educação Musical.


OBJETIVO GERAL

Promover estudos práticos com abordagens didáticas para instrumentos de percussão

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender historicamente as práticas e vivencias com percussão na Educação Musical. Entender a importância da percussão no desenvolvimento dos processos educacionais. Explorar as diversas fontes sonoras e ritmos de percussão corporal, alternativa e convencional. Possibilitar o entendimento pedagógico de conduta ética e profissional do educador musical na percussão.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da proposta de trabalho e da ementa.
Contextualização da escrita de percussão a quatro vozes.
Estudo de peça de percussão marcial.
Percepção e leitura rítmica, solfejo aplicadas ao estudo de percussão.
Práticas de leitura e escrita convencional e alternativa para percussão.
Técnicas de estudo para pandeiro e musica popular. Estudo de rítmicas de samba e choro.
Estudos de pandeiro aplicado ao repertório da musica popular brasileira. O pandeiro regionalizado e aplicado na capoeira.

14

2

Arranjo e composição de peças de percussão.
Contextualização da instrumentação na percussão sinfônica e suas especificidades. Estudo de uma peça com percussão sinfônica.
A percussão como ferramenta de educação musical. Métodos coletivos para percussão. Análise de programas e projetos de ensino de percussão.

16

 

TOTAL DE HORAS

30 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos práticos de percussão relacionados com a educação.

HABILIDADES

Críticas de entender o contexto do ensino de percussão na educação básica.

ATITUDES

No respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender o ensino de percussão na formação acadêmica.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

avaliação 1

unidade 1

x

x

x

4

10/04/2024

x

17/04/2024

avaliação 2

unidade 2

x

x

x

4

22/05/2024

x

29/05/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro, para músicos, arranjadores e compositores. 3.ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2003. 161 p.

2

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. São Paulo: Perspectiva, 2013. ISBN 978-85-273-0184-8.

3

GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. Campinas: UNICAMP, 1996. 214 p. ISBN 85-268-0380-8.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Dicionário de Percussão

2

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de Percussão. São Paulo: UNESP, 2003.

3

SANTOS, Eder Rocha dos. Zabumba moderno. Pernambuco: Governo de Pernambuco, 2000.

4

POZZOLI, Heitor. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical: parte III e IV. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1983. 137 p.

5

SAMPAIO, Luiz Roberto; BUB, Victor Camargo. Pandeiro brasileiro. Florianópolis: Bernúncia, 2008. 68 p. ISBN 8587444204

obs:

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