Uniplac - Graduação - Música - História da Música III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Isabel Nercolini Ceron


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

História da Música III

0-18324

2

40


EMENTA

Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos.


OBJETIVO GERAL

Identificar, conhecer e analisar as características e particularidades mais importantes da música ocidental dos séculos XVIII e XIX, relacionando-as com a cultura musical atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer aspectos gerais da música europeia do século XVIII a partir do enfoque nas formas musicais do período; Compreender criticamente o contexto e os processos de transformação sofridos pela música europeia do século XIX, bem como seu legado e sua influência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Barroco tardio

10

2

Pré-Classicismo e estilos de transição

04

3

Classicismo

06

4

Beethoven e a transição entre os séculos XVIII e XIX

02

5

Romantismo

08

6

Escolas nacionalistas

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como atividades teóricas e práticas.

HABILIDADES

Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas.

ATITUDES

Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação.

OUTRAS

-----------------------

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

2.0

A definir

Avaliação 01: Realização das leituras e elaboração de um resumo do conteúdo (a ser combinado) Mesa redonda de debate sobre os conteúdos, apresentando e discutindo sobre seus resumos

1,2 e 3

x

x

x

3.0

22/04/2024

x

29/04/2024

Avaliação 02: Apresentação de seminário, em pequenos grupos, em que cada grupo sorteará um dos conteúdos trabalhados, apresentando de forma a relacionar teoria com prática: uma obra de um dos compositores da época, relacionando com as características da mesma.

4 e 5

x

x

x

2.0

13/05/2024

Avaliação 03: Prova descritiva, por meio de pesquisa, trazendo os conteúdos referentes Mesa redonda para o debate das questões e suas respostas

6

x

x

x

3.0

01/07/2024

x

08/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ISBN 8533615000.

2

COLLISSON, Steve. O livro da música clássica. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. 352 p. ISBN 978-65-806-3402-6.

3

FUBINI, Enrico. Estética da música. São Paulo: Grupo Almedina, 2019. 1 recurso online. ISBN 9789724421605.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 978-85-7110-365-8.

2

BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911

3

CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: Da idade média ao século XX. 3.ed. Rio de Janeiro: Ediouro publicações, 2001. 525 p. ISBN 850000877-6

4

FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação . 2. ed Rio de Janeiro: UNESP, 2008. 364p. ISBN 9788571397996

5

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática