PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Música |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Música - Par780/17 |
PROFESSOR |
Isabel Nercolini Ceron |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
História da Música III |
0-18324 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Séculos XVIII e XIX: pré-Classicismo e Classicismo, Romantismo. Características gerais, compositores e obras representativas destes períodos. |
OBJETIVO GERAL |
Identificar, conhecer e analisar as características e particularidades mais importantes da música ocidental dos séculos XVIII e XIX, relacionando-as com a cultura musical atual. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer aspectos gerais da música europeia do século XVIII a partir do enfoque nas formas musicais do período; Compreender criticamente o contexto e os processos de transformação sofridos pela música europeia do século XIX, bem como seu legado e sua influência. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Barroco tardio |
10 |
2 |
Pré-Classicismo e estilos de transição |
04 |
3 |
Classicismo |
06 |
4 |
Beethoven e a transição entre os séculos XVIII e XIX |
02 |
5 |
Romantismo |
08 |
6 |
Escolas nacionalistas |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O conhecimento será avaliado por meio de trabalhos, bem como atividades teóricas e práticas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será avaliado o grau de interesse, responsabilidade, comprometimento e assiduidade nas aulas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Capacidade de integrar-se, relacionar-se e colaborar com o grupo durante todo o processo. Comprometimento com as atividades propostas, frequência e participação. |
|||||||||||
OUTRAS |
----------------------- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01: Realização das leituras e elaboração de um resumo do conteúdo (a ser combinado) Mesa redonda de debate sobre os conteúdos, apresentando e discutindo sobre seus resumos |
1,2 e 3 |
x |
x |
x |
3.0 |
22/04/2024 |
x |
29/04/2024 |
||||
Avaliação 02: Apresentação de seminário, em pequenos grupos, em que cada grupo sorteará um dos conteúdos trabalhados, apresentando de forma a relacionar teoria com prática: uma obra de um dos compositores da época, relacionando com as características da mesma. |
4 e 5 |
x |
x |
x |
2.0 |
13/05/2024 |
|
|
||||
Avaliação 03: Prova descritiva, por meio de pesquisa, trazendo os conteúdos referentes Mesa redonda para o debate das questões e suas respostas |
6 |
x |
x |
x |
3.0 |
01/07/2024 |
x |
08/07/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CANDÉ, Roland de. História universal da música. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. ISBN 8533615000. |
|||||||||||
2 |
COLLISSON, Steve. O livro da música clássica. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019. 352 p. ISBN 978-65-806-3402-6. |
|||||||||||
3 |
FUBINI, Enrico. Estética da música. São Paulo: Grupo Almedina, 2019. 1 recurso online. ISBN 9789724421605. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. 80 p. (Cadernos de música da Universidade de Cambridge). ISBN 978-85-7110-365-8. |
|||||||||||
2 |
BURKHOLDER, J. Peter; GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of westhern music. 70.ed. Nova York: W. W. Norton & Company, 2006. 965 p. ISBN 0393979911 |
|||||||||||
3 |
CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da história da música: Da idade média ao século XX. 3.ed. Rio de Janeiro: Ediouro publicações, 2001. 525 p. ISBN 850000877-6 |
|||||||||||
4 |
FONTERRADA, Marisa Trench. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação . 2. ed Rio de Janeiro: UNESP, 2008. 364p. ISBN 9788571397996 |
|||||||||||
5 |
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed., 1. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1989. 283 p. ISBN 8571640424. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |