Uniplac - Graduação - Música - Harmonia III - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Andre da Silva Chiomento


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Harmonia III

0-18323

2

40


EMENTA

Estudo dos elementos harmônicos do sistema tonal. Acordes de três e quatro sons. Condução de vozes. Funções no campo harmônico: encadeamento de acordes com diferentes funções harmônicas; ampliação da tonalidade por meio do uso de dominantes secundárias. Harmonização de melodias e arranjos simples. Desenvolvimento da percepção harmônica.


OBJETIVO GERAL

Dominar as regras e conceitos básicos do sistema tonal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Sistematizar os conhecimentos relativos aos acordes de três e quatro sons (estrutura, estado, tipo, classificação); - Desenvolver a percepção musical das tríades e tétrades quanto ao modo, tipo e função harmônica do acorde; - Sistematizar os conhecimentos sobre encadeamento de acordes, condução de vozes; - Desenvolver os conhecimentos sobre o sistema tonal a partir do estudo das tríades e tétrades diatônicas pertencentes a escala maior e menor e do estudo das funções harmônicas atribuídas aos graus das escalas maiores e menores.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Modo Menor

6

2

Progressão Harmônica

6

3

Cadências

6

4

Notas Melódicas

6

5

Tétrades Diatônicas

6

6

Harmonização de Melodias

6

7

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 4 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Estudo Dirigido do texto “Algumas instruções para a obtenção de sucessões mais favoráveis; sobre a condução melódica das vozes extremas; sobre conclusões, cadências, cadências interrompidas e o acorde de quarta-e-sexta na cadência” (pg. 179 à 222) do livro SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2001.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; EX – Exercício de Fixação; ET – Estudo de Texto;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Internalização das técnicas de harmonização e condução de vozes.

HABILIDADES

- Aprimorar a percepção e análise crítica dos resultados práticos e teóricos.

ATITUDES

- Capacidade de reflexão, intervenção e análise na prática do repertório; - Participação e dedicação nas etapas de aprendizagem do conteúdo.

OUTRAS

Datas podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Teórica I

1, 2, 3 e 4

x

x

x

4.0

17/04/2024

x

01/05/2024

Avaliação Teórica II

5 e 6

x

x

x

4.0

05/06/2024

x

19/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GUEST, Ian. Harmonia: método prático. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. 143 p. ISBN 8585426977.

2

HINDEMITH, Paul. Curso condensado de harmonia tradicional: com predomínio de exercícios e um mínimo de regras. Mainz (Alemanha): Irmãos Vitale, 1949. 127 p.

3

SCHOENBERG, Arnold. Harmonia. São Paulo: UNESP, 2011. 579 p. ISBN 978-85-393-0174-4.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRISOLLA, Cyro. Princípios de harmonia funcional. 2.ed. São Paulo: Anna Blume, 2006. 104 p. ISBN 8574195820

2

CHEDIAK, Almir. Harmonia & improvisação: 70 músicas harmonizadas e analisadas. 20. ed. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006. 355 p. ISBN 8585426063.

3

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Harmonia Tonal (trad. Hugo L. Ribeiro e Jamary Oliveira). 6ª ed. [s.l.: ed. do trad.], 2015.

4

LIMA, Marisa Ramires Rosa de. Harmonia: uma abordagem prática. 2ª ed. São Paulo: Edição da autora, 2010.

5

SCHOENBERG, Arnold. Funções estruturais da harmonia. São Paulo: Via Lettera, 2004.

obs:

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