Uniplac - Graduação - Música - Didática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Música

ESTRUTURA CURRICULAR

Música - Par780/17

PROFESSOR

Mareli Eliane Graupe


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Didática

0-18322

4

80


EMENTA

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares. Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de avaliação e avaliação da Aprendizagem.


OBJETIVO GERAL

Conhecer as abordagens sobre educação e ensino, suas bases epistemológicas com rigorosidade acadêmica, desafiando o/a licenciando/a a problematizar, compreender, e analisar e, que gradualmente, se posicione sobre o ofício docente, em condições para o delineamento da prática educativa escolar com elementos técnicos e dados do contexto social, cultural, histórico e político.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os conceitos de planejamento escolar e conteúdos escolares. Identificar as principais metodologias de ensino e aprendizagem. Reconhecer a importâncias das políticas de avaliação da aprendizagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Planejamento Escolar. Conteúdos Curriculares.

40

2

Metodologia de Ensino e Aprendizagem. Políticas de
avaliação e avaliação da Aprendizagem.

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aula expositivo dialogada; Trabalho de pesquisa; Leituras individuais e em grupos.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

. Conhecimento de conceitos específicos, capacidade de organização formal dos conteúdos trabalhados, capacidade de organizar propostas e alternativas a partir da realidade trabalhada.

HABILIDADES

Organização e síntese da comunicação e da expressão nas mais diversas formas (oral, escrita, interpretativa e representativa).

ATITUDES

Assiduidade, interesse, participação, criatividade e envolvimento nas

OUTRAS

A avaliação será diagnóstica e formativa.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Trabalho escrito em grupo

1

2

28/03/2024

Avaliação 02 – Análise de um filme em grupo

2

3

25/04/2024

Avaliação 03 - Trabalho escrito individual

3 e 4

3

13/06/2024

Avaliação Integrativa

1,2,3,4

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CANDAU, Vera Maria (org.). A didática em questão. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. 114 p. ISBN 853260093x.

2

GONÇALVES, Helena Barreto. Planejamento e avaliação: subísidios para a ação docente. São Paulo: Editora Senac, 2003. 110 p. ISBN 857458131-3

3

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. 2.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2000. 246 p. (Coleção saberes da docência) ISBN 852490711-8


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. Petrópolis: Editora Vozes, 2000. 259 p ISBN 8532623329.

2

CANDAU, Vera Maria. Sociedade, educação e cultura(s): questões e propostas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002. 284p. ISBN 8532626785

3

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 3.ed. São Paulo: Cortez Editora, 1996. 180 p. 10 ISBN 85-249-0550-6

4

SILVA, Aida Maria Monteiro; MONTEIRO, Ana Maria; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática, currículo e saberes escolares. 2.ed. São Paulo: DP&A Editora, 2002. 197 p. ISBN 8574900834

5

LOPES, Antônia Osina; CAPORALINI, Maria Bernade; CASTANHO, Maria Eugênia D; DAMIS, Olga Teixeira; RAYS, Oswaldo Alonso; KENSKI, Vani Moreira; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. 12.ed. Campinas: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 1996. 158 p. 98 ISBN 85-308--0153-9

6

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1990. 261 p. (Coleção Magistério 2º Grau. Série Formação Do Professor) 5430 ISBN 85-249-0298-1

7

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. 4.ed. São Paulo: Loyola editora, 1986. 149 p. (Coleção "educar") 841

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática