Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Comunitária I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Natalia Veronez da Cunha, Tarso Waltrick


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório em Fisioterapia Comunitária I

0-18194

6

120


EMENTA

Prática supervisionada nas diferentes áreas do saber fisioterapêutico. Fisioterapia na saúde coletiva, postos de saúde (Estratégia Saúde da Família – ESF) e atendimento domiciliar. Atuação da fisioterapia no contexto da saúde pública.


OBJETIVO GERAL

Formar profissionais de Fisioterapia habilitados tecnicamente para o incremento de ações em saúde que garantam a possibilidade de uma recuperação de pacientes cardiopatas, com manutenção da capacidade funcional e independência dos mesmos. Proporcionar ainda ao acadêmico o embasamento teórico e a vivência prática da fisioterapia em Pediatria a partir dos conhecimentos prévios do processo dos distúrbios neurológicos, bem como dos múltiplos problemas que acometem a criança atuando de forma ética e humanística na informação, prevenção e tratamento dos pacientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Através da vivência em atendimento fisioterapêutico na clínica Escola de Pediatria e na clínica de Reabilitação Cardíaca, capacitar o acadêmico de fisioterapia a estabelecer planos de tratamento que visem promoção, prevenção, tratamento e reabilitação na área de estágio; - Oportunizar vínculo terapêutico e troca de valores entre acadêmico e paciente; - Conhecer as principais afecções neurológicas da criança na prática de ações de prevenção e reabilitação da saúde de pacientes, compreendendo o aspecto emocional do paciente respeitando a individualidade e as particularidades de cada um, com ética e respeito; - Selecionar e aplicar os tratamentos adequados a cada paciente e compreender as limitações de cada um, com ética e profissionalismo; - Dominar as técnicas utilizadas a cada tratamento; - Elaborar a solicitação de avaliações/intervenções de outros profissionais da área da saúde para a abordagem multidisciplinar.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação das normas e rotinas do estágio
Avaliação fisioterapêutica dos pacientes (anamnese e avaliação física) / - Elaboração dos objetivos e condutas do tratamento
Acompanhamento, supervisão e orientação dos atendimentos realizados pelos alunos (prática clínica supervisionada)

120

 

TOTAL DE HORAS

120 h


Estratégias:Atividades supervisionadas


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Domínio dos métodos teórico-práticos aplicado nas diversas patologias; - Desempenho nos tratamentos (objetivos e condutas).

HABILIDADES

- Respeitar os princípios éticos quanto às práticas fisioterapêuticas; - Avaliar, elaborar diagnóstico, objetivos, plano e indução do tratamento fisioterapêutico, além ser capaz de decidir a alta fisioterapêutica baseada na evolução dos casos e reavaliações sistemáticas. - Realizar ações em saúde individuais e em grupos. - Ser capaz de atuar junto à equipe multiprofissional de saúde. - Ser capaz de atuar de forma crítica e reflexiva tanto nas ações em saúde quanto na elaboração de estratégias em equipe para o enfrentamento dos agravos e determinantes do processo saúde-doença.

ATITUDES

- Ética perante as atividades desenvolvidas. - Pontualidade e frequência nos estágios. - Paramentação.

OUTRAS

- Ética perante as atividades desenvolvidas. - Pontualidade e frequência nos estágios. - Paramentação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01

5.0

A definir

Avaliação 02

5.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MERRITT, H. Houston; ROWLAND, Lewis P.; PEDLEY, Timothy A. (ed.). Merritt tratado de neurologia. 12.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. 1162p. ISBN 97885277183556.

2

PASCHOAL, Mário Augusto. Fisioterapia cardiovascular: avaliação e conduta na reabilitação cardíaca. Barueri: Manole, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788520459522.

3

NEGRÃO, Carlos Eduardo. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. 3.ed.rev. e ampl. Barueri: Editora Manole Ltda, 2010. 721p. ISBN 9788520430750


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

TUDELLA, Eloisa; FORMIGA, Cibelle (org.). Fisioterapia neuropediátrica: abordagem biopsicossocial. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555766059.

2

ENGEL, Joyce. Avaliação em pediatria. 3. ed. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2002. 340 p. (Enfermagem prática). ISBN 85-87148-39-7.

3

CAMARGOS, Ana Cristina Resende et al. Fisioterapia em pediatria: da evidência à prática clínica. Rio de Janeiro: MedBook, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786557830024.

4

Diretriz Brasileira de Reabilitação Cardiovascular

5

LANZA, Fernanda de Cordoba; GAZZOTTI, Mariana Rodrigues; PALAZZIN, Alessandra (org.). Fisioterapia em pediatria e neonatologia: da uti ao ambulatório. 2. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788520455807.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática