Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Saúde Coletiva - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par776/17

PROFESSOR

Dalvan Antonio de Campos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Saúde Coletiva

0-18186

4

80


EMENTA

Ferramentas do SUS (histórico e legislação). Vigilâncias em Saúde (epidemiológica, ambiental e sanitária). Atenção fisioterapêutica nas ações de promoção e prevenção de doenças. Diretrizes da Atenção Básica aplicada a Fisioterapia (ESF, NASF, Consultório de Rua, Melhor em Casa, outros.). Promoção e Educação em Saúde e prevenção de agravos teórico e prático em grupos de saúde, na clínica escola de Fisioterapia. Redes de Atenção em Saúde.


OBJETIVO GERAL

Compreender a saúde coletiva com uma visão generalista, crítica e reflexiva, articuladas com a atuação do fisioterapeuta no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Atenção Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Entender Conceito de Saúde Coletiva articulado com a fisioterapia. - Conhecer o histórico da atenção à saúde no Brasil e a origem do Sistema Único. - Conhecer os modelos conceituais e explicativos de saúde e doença. - Caracterizar o processo saúde-doença e as condições de vida da população. - Relacionar o contexto socioeconômico com o perfil epidemiológico da população. - Compreender as desigualdades e iniquidades em saúde - Entender a importância do ambiente e território na determinação social da saúde - Conhecer os conceitos e práticas individuais, coletivas e comunitárias para a promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças e agravos. - Identificar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. - Entender os conceitos e funcionamento da vigilância em saúde. - Compreender os níveis de atenção à saúde, com ênfase na Atenção Básica. - Conhecer as diretrizes, ferramentas e modalidades de equipe da Atenção Básica. - Compreender a lógica de trabalho em equipe multiprofissional e por território adscrito na Atenção Básica. - Entender a importância do planejamento em saúde na Atenção Básica.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Acolhimento. Plano de ensino. Cronograma.
Saúde Pública, Saúde Coletiva e as interfaces com fisioterapia.

4

2

História da Saúde Pública e Saúde Coletiva no Brasil.

4

3

Modelos conceituais e explicativos de saúde e doença.

4

4

Determinantes e determinação social do processo saúde-doença, interfaces com a fisioterapia.

4

5

Desigualdades e Iniquidades em Saúde.

4

6

Ambiente, território e planejamento em saúde.
Preparação do instrumento de coleta da atividade extraclasse.

4

7

Territorialização na UNIPLAC.
Análise e discussão dos dados obtidos.

4

8

Avaliação 1

4

9

Sistema Único de Saúde: origens, organização, princípios e diretrizes.

4

10

Vigilância em Saúde e o monitoramento da população: epidemiologia e indicadores de saúde (Laboratório de Informática)

4

11

Atenção Primária à Saúde no SUS

4

12

Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Equipes Multiprofissionais na Atenção Básica.

4

13

Promoção da saúde, prevenção e reabilitação de doenças
Preparação do instrumento de coleta da atividade extraclasse

4

14

Reconhecimento da percepção dos estudantes sobre o SUS
Análise e discussão dos dados obtidos

4

15

Avaliação 2

4

16

Preparação do seminário em sala e retirada de dúvidas

4

17

Apresentação seminário: populações vulneráveis e atenção à saúde no SUS

4

18

Apresentação seminário: populações vulneráveis e atenção à saúde no SUS

4

19

Avaliação de recuperação

4

20

Fechamento - Dinâmica com reflexão escrita individual
Avaliação da disciplina

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Textos de leitura obrigatória - Assuntos discutidos em sala de aula pertinentes ao tema trabalhado - Conteúdo das aulas expositivas - Contribuição ao debate

HABILIDADES

- Lógica na escrita utilizando as principais ideias/conceitos estudados - Criatividade - Proatividade - Desempenho no trabalho em equipe - Clareza conceitual - Afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação - Relação das afirmações com a prática social - Levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes

ATITUDES

- Leitura prévia da bibliografia indicada - Curiosidade intelectual - Desempenho nos trabalhos de grupo - Postura profissional - Pontualidade, frequência e participação pertinente nas aulas e atividades programadas

OUTRAS

- Interação entre os alunos

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

A definir

Avaliação escrita 1

x

x

4/5/2024

x

6/28/2024

Avaliação escrita 2

x

x

5/24/2024

x

6/28/2024

Seminário

x

x

x

6/14/2024

Trabalho avaliativo 1

x

x

3/8/2024

Trabalho avaliativo 2

x

x

4/19/2023


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

2

SERIANO, Kajena Nascimento; MUNIZ, Viviane Ramos da Cunha; CARVALHO, Maria Ester Ibiapina Mendes de. Percepção de estudantes do curso de fisioterapia sobre sua formação profissional para atuação na atenção básica no Sistema Único de Saúde. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.20, n.3 , p. 250-255, jul. 2013.

3

SOLHA, Raphaela Karla de Toledo. Sistema Único de Saúde: componentes, diretrizes e políticas públicas. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536513232.

4

MEDRONHO, Roberto A. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2011. 493 p. ISBN 978-85-7379-999-6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SILVA, Rosalina Carvalho da. Metodologias participativas para trabalhos de promoção de saúde e cidadania. São Paulo: Vetor, 2002. 300 p. ISBN 8575850075

2

SANTOS, Mara Lisiane de Moraes dos; MEDEIROS, Arthur de Almeida; BATISTON, Adriane Pires; PONTES, Elenir Rose Jardim Cury; FERRARI, Fernando Piarette; FERNANDES, Janainny Magalhães; RIOS, Talita Abi; MUZILI, Nayara de Araújo; SANCHES, Vinicius Santos. Competências e atribuições do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde. Fisioterapia Brasil, São Paulo, v.15, n.1 , p. 69-76, jan. 2014.

3

OLIVEIRA, Inajara Carla; ROCHA, Renata Mancopes; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Algumas palavras sobre o Nasf:: relatando uma experiência acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v.36, n.4 , p. 574-580, out. 2012.

4

MONKEN, Maurício; BARCELLOS, Chistovam. Vigilância em saúde e território utilizado: possibilidades teóricas e metodológicas. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.21, n.3, maio 2005, p.898-906.

5

CARVALHO, Sérgio Resende. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. São Paulo: Editora Hucitec, 2005. 174 p. (Saúde em Debate) ISBN 8527106817

obs:

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