Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Sueli Kraus Coelho de Farias

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua

40

EMENTA

Conceitos. As bases da organização da produção (conceito de sistema produtivo). Origens e princípios básicos do sistema Toyota de produção. Mecanismo da função produção: conceito de processos e operações. Conceito e classificação de perdas. Troca rápida de ferramentas. Produção puxada e empurrada. Autonomação. Nivelamento da produção. Padronização de operações. Gerenciamento visual. Melhoria contínua. Mapeamento do fluxo de valor. Impacto da produção enxuta sobre as condições de trabalho. Normatização e Certificação de qualidade.

OBJETIVO GERAL

Propiciar ao acadêmico para atuar com uma visão estratégica, que promova mudanças e que possibilite a tomada de decisão individual, coletiva e compartilhada, capaz de utilizar ferramentas da qualidade e melhorias adequadamente, diante das situações novas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar base de conhecimento voltado aos aspectos do tema Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua na gestão e de operações de manufatura e serviços. Difundir conceitos, princípios, metodologias e ferramentas da Qualidade/Melhoria Contínua de modo a proporcionar aos acadêmicos um embasamento teórico e prático sobre o assunto. Apresentar e promover discussão de casos práticos de implantação de programas, metodologias e ferramentas para a melhoria de Qualidade e Produtividade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

AULA INAUGURAL
- Alinhamentos sobre o semestre;
- Apresentação da Ementa e Plano de Ensino;
- Atividades e avaliações.

CONCEITOS, HISTÓRICO, EVOLUÇÃO E AUTORES DA QUALIDADE
- Conceitos de Qualidade
- Aspectos introdutórios sobre qualidade, histórico e evolução da Gestão da Qualidade
- Principais autores que contribuíram para Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua
- Principais Ferramentas da Gestão da Qualidade e Melhoria Contínua
- Normatização e Certificação de qualidade

10

AS BASES DA ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
- Contexto histórico
- Inter-relação entre processo e operação
- Conceito de Sistema Produtivo
- Conceito de processos e operações

4

SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
- Origens
- Princípios básicos do sistema Toyota de produção
- Produção puxada e empurrada
- Impacto da produção enxuta sobre as condições de trabalho

8

5

- Conceito e classificação de perdas.
- Troca rápida de ferramentas.
- Autonomação.
- Padronização de operações.
- Mapeamento do fluxo de valor.
- Nivelamento da produção.
- Gerenciamento visual.

18

TOTAL DE HORAS

42 h

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos apresentados.

HABILIDADES

O aluno será avaliado por sua habilidade em realizar leituras, refletir e posicionar-se sobre os temas propostos, bem como pela comunicação verbal e escrita.

ATITUDES

O aluno será avaliado pela sua participação nas aulas, pelo interesse e comprometimento no cumprimento das atividades individuais e em grupo, e por sua conduta nas relações interpessoal e grupal durante o processo de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão interdisciplinar, de crítica e exposição do aluno.

DATAS PREVISTAS

Unidades

H

Recuperação

Sim

Avaliação 1

1, 2, 3

4.0

27/03/2024

10/04/2024

Avaliação 2

4, 5

4.0

11/06/2024

22/06/2024

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

SOUZA, Stefania Márcia de Oliveira. Gestão da qualidade e produtividade. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595025561.

2

LANDIVA, Talita Helena. Gestão da qualidade total. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786553560529.

3

LIKER, Jeffrey K. O modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. 2. Porto Alegre: Bookman, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788582605691.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Lopes, Charlie Hudson T. Administração da produção. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2021.

2

LOZADA, Gisele (org.). Administração da produção e operações. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788569726616.

3

LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da qualidade. 2. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788536532615.

4

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. 3. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597006438.

5

LOBO, Renato Nogueirol; SILVA, Damião Limeira da. Planejamento e controle da produção. 2. São Paulo: Erica, 2021. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536533780.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura