Uniplac - Graduação - Engenharia de Produção - Métodos de Desenvolvimento de Produtos - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Engenharia de Produção

ESTRUTURA CURRICULAR

Engenharia de Produção Par775/17

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Métodos de Desenvolvimento de Produtos

0-18110

2

40


EMENTA

Produtos como estratégica empresarial. Sistemas de representação do projeto. Projeto conceitual. Projeto básico. Projeto detalhado. Projeto do produto em função da produção. Processo de desenvolvimento de produtos. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos.


OBJETIVO GERAL

Apresentar os principais métodos de criação e desenvolvimento de produtos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer a junção entre teoria e prática no desenvolvimento de produtos; Apresentar a questão mercadológica do desenvolvimento de produtos.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Produtos como estratégia empresarial. A importância de produtos inovadores na dinâmica do mercado. O produto e o composto mercadológico. Critérios para análise de produtos. Timing de lançamento de produtos. Gerenciamento de patentes como estratégia de produto.

4

2

Sistemas de representação do projeto. Projeto conceitual. Projeto básico. Projeto detalhado. Projeto do produto em função da produção.

4

3

Processo de desenvolvimento de produtos. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos. Métodos de desenvolvimento de produtos.

8

4

Estratégias de ciclo de vida do produto. Estágio de introdução, de crescimento, de maturidade e de declínio.

4

5

Produto e marca. A relação entre produtos e marcas.

4

6

Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares.

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios.


Estratégias:ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; PBL - Problem Based Learning; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliar a capacidade cognitiva, no que se refere a “retenção” do aprendizado e das teorias que permitem dar sentido ao conteúdo passado durante as aulas.

HABILIDADES

Avaliar a capacidade de “saber fazer” o que foi transmitido ao longo do processo de ensino/aprendizagem, a partir da teoria.

ATITUDES

Avaliar a “concretização” do aprendizado, por meio do comportamento, no momento de colocar as habilidades em prática.

OUTRAS

Avaliar a capacidade cognitiva, no que se refere a “retenção” do aprendizado e das teorias que permitem dar sentido ao conteúdo passado durante as aulas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação de Conteúdo

1

3.00

22/05/2024

x

29/05/2024

Avaliação de Conteúdo

2

3.00

19/06/2024

x

26/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Editora Edgard Blücher Ltda, 2011. 260 p. ISBN 852120265-2

2

BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. 2.ed. São Paulo: Blucher, 2010. 491p. ISBN 9788521205234

3

PICHLER, Roman. Gestão de produtos com scrum: implementando métodos ágeis na criação e desenvolvimento de produtos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. 152p. ISBN 9788535248074


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design thinking. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. (Design básico). ISBN 9788577808267.

2

ARAÚJO, Luís César G. de. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 328 p. ISBN 978-85-224-6375-6.

3

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3.

4

MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Implementação do QFD para o desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2008. 166 p. ISBN 9788522449538

5

ZANOTTA, Egydio Barbosa. Pesquisa de marketing: foco na definição do problema e sua resolução. 5. ed. São Paulo: Altas. 487 p. ISBN 9788597017779.

obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas).

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática