PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
João Vinicius Zanella Silva |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Eletrotécnica |
0-18100 |
5º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Introdução a Eletricidade. Análise de circuitos em corrente contínua e alternada. Circuitos para instalação em baixa tensão de corrente alternada. Motores elétricos de indução. Inversores de frequência. |
OBJETIVO GERAL |
No final da disciplina os acadêmicos deverão: - Conhecer e utilizar corretamente as ferramentas básicas, teóricas e práticas, utilizadas nas diferentes áreas da engenharia elétrica. Neste conhecimento será enfatizada a utilização, quando possível, dos dispositivos computacionais nas suas diversas opções, cada vez mais presentes no dia a dia. - Estar habilitados a desempenhar atividades em análise de circuitos elétricos e eletrotécnicos, tanto em corrente contínua quanto em corrente alternada, aplicados em projetos e processos industriais. Habilitando-se assim a suprir a demanda regional existente em empresas e indústrias do ramo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Utilizar os conhecimentos matemáticos, físicos e tecnológicos aprendidos no curso para resolução de circuitos elétricos e eletrotécnicos; - Aplicar as técnicas de resolução, análise e projeto de circuitos elétricos; solucionar problemas práticos envolvendo circuitos elétricos e eletrotécnicos; - Realizar experimentos em laboratório de forma adequada e de acordo com as rotinas do laboratório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução. Apresentação da Disciplina. |
6 |
2 |
Variáveis dos Circuitos Elétricos; |
16 |
3 |
Circuitos Resistivos. Métodos de Análise. Teoremas dos Circuitos Elétricos. |
24 |
4 |
Análise de Circuitos no regime Estacionário Senoidal. Potência e Energia. |
18 |
5 |
Máquinas Elétricas, Inversores de Frequência |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EX – Exercício de Fixação; LAB – Aula em Laboratório; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Projetos, Provas e Trabalhos |
|||||||||||
HABILIDADES |
Avaliação individual |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação individual |
|||||||||||
OUTRAS |
- |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação integrativa |
1 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Prova 1 |
2 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Prova 2 |
3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Trabalhos |
4 |
x |
x |
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
JOHNSON, David E. Fundamentos de análise de circuítos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1994. 539 p. ISBN 8521612389 |
|||||||||||
2 |
SILVA, Manuel de Medeiros. Introdução aos circuitos elétricos e eletrônicos. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 438 p. ISBN 972.310,6965 |
|||||||||||
3 |
IRWIN, J. David. Análise de circuitos em engenharia. São Paulo: Makron Books Do Brasil Editora Ltda, 2000. 848 p. ISBN 853460693-5 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
JOHNSON, David E. Fundamentos de análise de circuítos elétricos. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1994. 539 p. ISBN 8521612389 |
|||||||||||
2 |
HAMBLEY, Allan R. Engenharia elétrica: princípios e aplicações. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. ISBN 9788521616856 |
|||||||||||
3 |
ALBUQUERQUE, Rômulo Oliveira. Análise de circuitos em corrente alternada. 7.ed. São Paulo: Livros Érica Editora Ltda, 1989. 141 p. 1337 |
|||||||||||
4 |
SILVA, Manuel de Medeiros. Introdução aos circuitos elétricos e eletrônicos. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 438 p. ISBN 972.310,6965 |
|||||||||||
5 |
KAGAN, Nelson; OLIVEIRA, Carlos César Baroni de; ROBBA, Ernesto João. Introdução aos Sistemas de Distribuição de Energia Elétrica. Edgard Blucher 2005 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |