PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Engenharia de Produção |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Engenharia de Produção Par775/17 |
PROFESSOR |
Jose Adelir Wolf |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Elementos de Máquinas |
0-18104 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Mancais de rolamento e deslizamento, Correias. Polias. Correntes e cabos. Uniões soldadas coladas e por parafusos. Eixos, chavetas e acoplamentos. Engrenagens cônicas, cilíndricas de dentes retos e helicoidais. Elementos de fixação. Eixos e árvores. Uniões, chavetas e acoplamentos. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os métodos de análise e concepção das máquinas, bem como, os elementos que compõem máquinas em geral. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar os vários tipos de elementos de fixação: Reconhecer e selecionar os vários tipos de rebites e adequá-los a cada caso nas junções das peças. Reconhecer a constituição, os tipos de parafusos e estabelecer as aplicações como elemento de fixação. Definir pinos e cupilhas, identificar seus usos e aplicações. Caracterizar e classificar os tipos de chavetas. Reconhecer suas aplicações. Identificar os diversos tipos de apoio: Distinguir o uso de mancais de deslizamento do uso de mancais de rolamento. Identificar os vários tipos de rolamentos e suas aplicações. Reconhecer os defeitos mais comuns dos rolamentos. Reconhecer elementos de transmissão: Reconhecer os vários tipos de árvores. Diferenciar o uso das correias e polias, selecionando e adequando aos projetos. Caracterizar os tipos e constituição das correntes e cabos, identificando suas partes e aplicações. Identificar os vários tipos de engrenagens e suas aplicações, adequando e dimensionando a cada caso. Analisar as forças sobre o parafuso sem fim e a coroa. Reconhecer os vários tipos de acoplamentos e suas aplicações. Identificar a constituição, os tipos e aplicações das molas. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Elementos de fixação |
4 |
2 |
Elementos de apoio |
4 |
3 |
Elementos de |
4 |
4 |
Elementos de Vedação |
8 |
5 |
Correia e Polias |
4 |
6 |
Correntes e Cabos |
8 |
7 |
Elementos Elásticos |
4 |
8 |
Acoplamentos e Molas |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; ARM – Aula com Recursos Multimídia; LAB – Aula em Laboratório; TG - Trabalho em Grupo; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio mínimo dos conteúdos apresentados |
|||||||||||
HABILIDADES |
Reconhecer e aplicar os elementos de máquinas |
|||||||||||
ATITUDES |
Participação, pontualidade, curiosidade, criticidade. |
|||||||||||
OUTRAS |
Resolução de exercícios e aplicação de trabalhos práticos |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 01 |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Trabalho 01 |
|
|
|
|
4.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CUNHA, Lamartine Bezerra da. Elementos de máquinas. Rio de Janeiro: LTC, 2015. 319p. ISBN 9788521614555. |
|||||||||||
2 |
MELCONIAN, Sarkis. Elementos de máquinas. 9.ed.rev. São Paulo: Érica, 2008. 376 p. ISBN 9788571947030 |
|||||||||||
3 |
NIEMANN, Gustav. Elementos de máquinas. São Paulo: Edgard Blucher, 2009. 207 p. ISBN 9788521200345. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BUDYNAS, Richard G.; NISBETT, J. Keith. Elementos de máquinas Shigley. 10.ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2016. Número de chamada: 621.8 B927 |
|||||||||||
2 |
COLLINS, J. A. Projeto mecânico de elementos de máquinas: uma perspectiva de prevenção da falha. Rio de Janeiro: LTC, 2017. |
|||||||||||
3 |
HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. Número de chamada: 620.1123 H624r |
|||||||||||
4 |
JUVINALL, R, C.; Marshek, K, M. Fundamentos do Projeto de Componentes de Máquinas. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019. |
|||||||||||
5 |
NORTON, R, L. Projetos de Máquinas: uma abordagem integrada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |