Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Sonimary Nunes Arruda

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Cuidado de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso

120

EMENTA

Assistência de enfermagem a pacientes submetidos a tratamento clínico em unidadesde

internação e ambulatorial com problemas de saúde cardiológicos, respiratórios, endócrinos,

hepáticos, vasculares, imunológicos, oncológicos, gastrointestinais, ortopédicos, renais e

geriátricos. Abordagem psicológica nas afecções clínicas do paciente e de sua família.

Processo de enfermagem. Dor., doenças e agravos não transmissíveis, programas de atenção

à saúde do adulto e idoso. Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver junto aos estudantes, competências, habilidades, conhecimento e atitudes necessárias para assistência de enfermagem ética e integral aos pacientes em tratamento clínico, em âmbito hospitalar e ambulatorial, a partir do desenvolvimento das etapas do Processo de Enfermagem: Coleta de dados, Diagnóstico de Enfermagem, Planejamento de Enfermagem, Implementação de Enfermagem e Reavaliação/ Avaliação Final de Enfermagem, à luz do Modelo Conceitual de Horta e Leininger.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Conhecer a estrutura e o processo de trabalho do Enfermeiro de Unidade de Internação - Hospital *Estabelecer durante a assistência prestada ao paciente o Pensamento crítico e o raciocínio clínico para uma prática segura e humanizada. *Realizar abordagem integral, ética e humanística no atendimento do paciente e sua família nas afecções clínicas, pautado no cuidado integral. *Desenvolver sistematização da assistência de enfermagem através da utilização de processo de enfermagem e reconhecê-la como ferramenta de trabalho do enfermeiro e sua equipe. *Desenvolver cuidado integral de enfermagem humanizado junto ao ser humano em unidade ambulatorial com base na fundamentação teórica adquirida, pautada nos princípios éticos e técnico-científicos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

Acolhimento- plano de ensino
Sistematização da assistência de enfermagem. Processo de enfermagem. Consulta de enfermagem. Linguagem padronizada- taxonomia NANDA-I , NIC, NOC.
Exame físico, raciocínio clínico e planejamento da assistência de enfermagem

15

2

Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas cardiológicos e cerebrovasculares

15

3

Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas respiratórios

4

Assistência de Enfermagem ao paciente com problemas renais

5

Cuidados De Enfermagem Na Terapêutica Medicamentosa
Cuidados De Enfermagem Na Análise E Interpretação De Exames

12

6

Assistência de enfermagem em cuidados paliativos

7

Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde - APSSS

60

TOTAL DE HORAS

120 h

Estratégias:Aula expositiva dialogada, estudos dirigidos, estudos de caso, resolução de exercícios, Prática do Exame Físico em LPP Atividades Práticas Supervisionadas nos Serviços de Saúde - APSSS

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

HABILIDADES

Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas correlação teórico prática Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS. Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campos de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família

OUTRAS

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CARPENITO, Lynda Juall. Manual de diagnósticos de enfermagem. 15. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018. 834 p. ISBN 978-85-8271-466-9.

2

HINKLE, Janice L; CHEEVER, Kerry H. Brunner & Suddarth Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788527736954.

3

BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de (org.). Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. 4. Porto Alegre: ArtMed, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558820284.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

POTTER, Patricia A et al. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151734.

2

SALES, Orcélia. Leitura e interpretação de exames em enfermagem. Goiânia: AB editora, 2005. 134 p. ISBN 8574981273

3

JARVIS, Carolyn. Exame físico e avaliação de saúde. 3.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2002. 900 p. ISBN 8527707276

4

NORRIS, Tommie L. Porth, Fisiopatologia. 10. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788527737876.

5

KATZUNG, Bertram; MASTERS, Susan; TREVOR, Anthony. Farmacologia básica e clínica. 13. Porto Alegre: AMGH, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788580555974.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura