Uniplac - Graduação - Enfermagem - Cuidado de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem:Bacharel Par771/17

PROFESSOR

Silvia Regina Moraes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Cuidado de Enfermagem à Saúde da Criança e do Adolescente

0-18074

10

200


EMENTA

Cuidado de enfermagem à criança, adolescente e família no hospital e ambulatório.

 

Atividades práticas supervisionadas em serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida, atuar de forma a garantir à integralidade da assistência de enfermagem a criança, ao adolescente e a família, entendida como conjunto articulado e continuo das ações e serviços de saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente; - Atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas; - Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e de enfrentar situações em constante mudança; - Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde; - Intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de Enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, recuperação e reabilitação à saúde da criança e do adolescente, na perspectiva da integralidade da assistência; - Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de Enfermagem.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Apresentação da proposta de trabalho durante o semestre, dinâmica de aula, avaliações nas aulas e na APSSS(atividade prática em serviços de saúde).
- Puericultura - Fases crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente, com suas características:
O Recém nascido - Classificação e características do RN;
Primeira infância;
Segunda infância;
Pré-escolar;
Escolar;
Adolescente.

AEX - Aula expositiva dialogada.

4

2

Criança e adolescente saudável: SISVAN.
- Consulta enfermagem em puericultura;
- Anamnese e histórico.
- Testes avaliativos do Recém nascido;
- Exame físico da criança;
- Revisão de imunobiológicos;
- Aleitamento materno e Alimentação saudável.

AEX - Aula expositiva dialogada.

6

3

Estatuto da Criança e adolescente.

 ED - Estudo dirigido.

4

4

 Sexualidade e reprodução. 
- Violência contra a criança e o adolescente.
- ISTs, HIV/AIDS.

ET – Estudo de texto e debate.

4

5

Atenção integrada às doenças prevalentes da infância – AIDPI: doenças diarréicas/desidratação, desnutrição, infecção respiratória e anemia.

Pesquisa;
Mesa redonda.

4

6

A criança e o adolescente hospitalizado.

AEX - Aula expositiva dialogada.

4

7

Segurança na Medicação na Infância.

AEX - Aula expositiva dialogada;
ET – Estudo de textos.

6

8

 Membrana Hialina;
Icterícia neonatal;
Aspiração mecônio;
Dor e febre na infância.

AEX - Aula expositiva dialogada;
ET – Estudo de textos.

6

9

Acidentes na infância.

Pesquisa;
Mesa redonda.

4

10

Malformações congênitas.

AEX - Aula expositiva dialogada.

8

11

Doenças crônicas: Digestoras, Respiratórias, Urinárias, pancreáticas e cardíacas.

AEX - Aula expositiva dialogada.

10

12

Processo cirúrgico na infância e adolescência.

AEX - Aula expositiva dialogada.

4

13

Convulsões/epilepsia.

AEX - Aula expositiva dialogada.

6

14

LPP

ED - Estudo Dirigido;
EX – Exercício de Fixação.

30

15

Atividades Extra Classe

20

16

Atividade Prática supervisionada em Serviços de Saúde.

Prática no Hospital Infantil Seara do Bem e UBS.

80

 

TOTAL DE HORAS

200 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Serão avaliados considerando sua participação e desempenho nas atividades como: - Estudos de caso. - Avaliações teórico práticas. - Relatórios de visita a campo. - Seminários.  - Bem como será considerado os seguintes critérios:  - Contribuições pertinentes ao tema;  - Coerência nas respostas orais/escritas solicitadas.  - Domínio de conceitos estudados e aplicação dos conhecimentos através de atividades práticas supervisionadas, provas com questões objetivas e/ou dissertativas, ou orais, nas avaliações parciais e integrativas que comporão o conceito final.

HABILIDADES

- Avaliação individual e em grupos; - Estabelecimento de relação entre os diferentes conteúdos vistos na disciplina; - Retomada de conteúdos afins vistos em semestres anteriores; - Desenvolvimento de textos e técnicas de apresentação de seminários; - Habilidades de raciocínio do acadêmico, capacidade de análise, síntese, abstração, indução, dedução, durante sua participação nas aulas teórico-práticas e respostas dadas aos questionamentos; - Habilidades para análise das fontes de busca de informações/conhecimento utilizadas pelo acadêmico; - Habilidades de comunicação e expressão manifestadas pela expressão escrita, nas provas e trabalhos, no fórum de discussão, na atividades integradora e nas atividades práticas.

ATITUDES

Participação presencial nas aulas; - Contribuição nas aulas e seminários com leituras e pesquisas de outras referências atualizadas; - Participação ativa nos seminários e trabalhos em grupo; - Participação ativa e passiva na apresentação dos seminários como ouvinte, com capacidade de argumentação verbal e escrita; - Postura Ética, compromisso, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito a diversidade de opiniões. Serão considerados os seguintes critérios:  - Pontualidade e assiduidade;  - Manifestação de valores e atitudes éticas - Respeito aos colegas, ao professor, à comunidade em que interage, à universidade, ao patrimônio.

OUTRAS

- Atitudes e habilidades individuais, que inclui processo qualitativo em crescente de complexidade.  - Agir eticamente. - Provas escritas. - Avaliações teórico-práticas.. - Participação ativa. - Assiduidade. - Participação em eventos, projetos de extensão e pesquisa comprovado por certificados ou declarações do docente responsável, bem como reforço no LPP de 30 horas. - Atividade prática supervisionada em serviços de saúde, avaliações parciais durante o semestre que inclui: avaliação nas horas de LPP, em reuniões agendadas previamente conforme cronograma de atividades com supervisores e acadêmicos, para ciência da evolução qualitativa do acadêmico durante o semestre.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa²

 todas

x

x

x

1.0

12/06/2024

Avaliação 01

 1,2,3,4

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 02

5,6,7,8

x

x

x

1.5

A definir

x

A definir

Avaliação 3 – LPP Caderneta e APSSS

todas

x

x

x

5.0

A definir

 Avaliação 4 - seminário

9

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOWDEN, Vicky R.; GREENBERG, Cindy Smith. Procedimentos de enfermagem pediátrica. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2003. 765 p. ISBN 8527709651

2

CONTIM, Divanice; ABE, Elza Sumiko Hojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn (Org.). Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2008. 538 p. ISBN 9788577280353

3

WONG, Donna L. Whaley & Wong: enfermagem pediátrica : elementos essenciais à intervenção efetiva. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 1999. 1118 p. 23849 ISBN 8527705060


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

LISSAUER, Tom; CLAYDEN, Graham. Manual ilustrado de pediatria. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 410 p. ISBN 85-277-0793-4.

2

MEDICAMENTOS habitualmente usados em pediatria.

3

SANTOS, Djanilson Barbosa dos; COELHO, Helena Lutécia Luna. Reações adversas a medicamentos em pediatria: uma revisão sistemática de estudos prospectivos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, Recife, p.341-349.

4

Avaliação de programas de saúde do adolescente: um modo de fazer

5

VIANA, Dirce Laplaca; CONTIM, Divanice; ABE, Elza Sumiko Hojo; AZEVEDO, Sara Diniz Rubinsztejn. Manual de procedimentos em pediatria. São Caetano do Sul: Yendis, 2006. 538 p. ISBN 9788577280353

6

Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento.

7

Revista texto e contexto-UFSC.

8

REVISTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMEIROS PEDIATRAS. São Paulo: SOBEP,19---. ISSN 1676-3793.

9

Revista brasileira de enfermagem. Base de dados da saúde e da enfermagem.

10

Revista de enfermagem da escola Anna Nery – UFRJ.

11

Revista Cogitare– UFPR

12

Revista gaúcha de enfermagem – UFRGS.

13

Revista paulista de enfermagem.

14

REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem da USP,19---. ISSN 0104-1169.

15

Revista mineira de enfermagem.

obs:

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