Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Ética e Legislação Profissional em Contabilidade - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis Par766/17

PROFESSOR

Justine Maria Arruda de Souza Neto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Ética e Legislação Profissional em Contabilidade

40

EMENTA

Código de ética profissional contábil, comportamento ético do contador, entidades contábeis.

OBJETIVO GERAL

Compreender os fundamentos éticos aplicados à contabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer e aplicar as normas e legislações que regem a profissão contábil. Desenvolver habilidades para tomar decisões éticas em situações complexas. Promover a reflexão sobre a responsabilidade social do contador

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

Conceitos básicos de ética
Ética profissional na contabilidade
Códigos de ética e conduta
Fundamentos Éticos na Contabilidade

Legislação Profissional
Entidades Contábeis
Normas e resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Responsabilidades legais do profissional contábil.

Dilemas Éticos na Contabilidade
Análise de casos reais e fictícios.
Tomada de decisões éticas.
Consequências de práticas antiéticas.

4

Responsabilidade Social do Contador
Papel do contador na sociedade.
Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Contribuições para o desenvolvimento econômico e social.

TOTAL DE HORAS

20 h

Este plano de ensino pode ser ajustado de acordo com as necessidades específicas da instituição de ensino, turma e atualizações na legislação vigente. O objetivo é promover uma abordagem prática e reflexiva sobre ética e legislação profissional em contabilidade.

Estratégias:Aulas expositivas dialogadas. Estudos de caso individual e em grupo. Debates e discussões em sala de aula. Atividades práticas, como simulações de situações éticas.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Análise Crítica: Capacidade de analisar criticamente informações contábeis, identificando possíveis dilemas éticos e aplicando conceitos aprendidos para tomada de decisões fundamentadas. Compreensão da Legislação: Habilidade em compreender e aplicar a legislação profissional, demonstrando conhecimento das normas e resoluções do Conselho Federal de Contabilidade. Resolução de Problemas Éticos: Habilidade para identificar e resolver dilemas éticos na prática contábil, utilizando raciocínio ético e considerando as implicações de suas decisões. Comunicação Ética: Capacidade de expressar ideias de forma ética e clara, tanto na comunicação escrita quanto verbal, promovendo a transparência e integridade nas relações profissionais. Trabalho em Equipe: Colaboração efetiva em atividades em grupo, incentivando o diálogo e a troca de experiências para fortalecer a compreensão coletiva dos princípios éticos na contabilidade.

HABILIDADES

Comprometimento Ético: Compromisso em agir de acordo com os princípios éticos da profissão contábil, mantendo a integridade e a responsabilidade em todas as atividades profissionais. Curiosidade Ética: Estímulo à busca constante por conhecimento ético, incentivando a curiosidade sobre questões éticas emergentes e o entendimento de como elas se aplicam à contabilidade. Autonomia Responsável: Assumir responsabilidade por suas ações e decisões, reconhecendo o impacto ético das escolhas individuais na profissão contábil. Empatia Profissional: Desenvolvimento da capacidade de compreender e considerar perspectivas diversas, promovendo um ambiente profissional ético e respeitoso.

ATITUDES

ntegridade: Valorização da honestidade e da transparência em todas as práticas contábeis, agindo de maneira ética e íntegra em todas as circunstâncias. Respeito: Reconhecimento e valorização da diversidade de opiniões e culturas, promovendo um ambiente de respeito mútuo entre profissionais e partes interessadas. Responsabilidade Social: Conscientização sobre a importância do papel do contador na sociedade, promovendo práticas contábeis que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Compromisso Profissional: Comprometimento com a excelência profissional e a busca contínua pela atualização e aprimoramento, mantendo-se alinhado aos valores éticos da profissão contábil.

OUTRAS

Ao desenvolver essas habilidades, atitudes e valores, os alunos estarão mais preparados para enfrentar desafios éticos na prática contábil, contribuindo para uma profissão contábil mais ética, responsável e socialmente consciente.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Integrativa

Estudo de caso Individual

Estudo de caso em grupo

Prova teórica

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 296 p. ISBN 9788597017755.

2

MARION, José Carlos. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 302 p. ISBN 85-224-3067-5.

3

BRUNI, Adriano Leal. A análise contábil e financeira, v.4. 3. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522490332.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Abordagens éticas para o profissional contábil. Disponível em: portalcfc.org.br/wordpress/wp- content/uploads/2013/01/livro_abord_etica-pdf.pdf

2

Livro de bolso do profissional da contabilidade. CRC/SC disponível em: http://www.crcsc.org.br/arquivosSGC/PUBLICACAOA_20170904162408Livro20de20Bolso20do 20Profissional20da20Contabilida.pdf/download

3

Universidade corporativa contribuições na formação de profissionais da área contábil no Brasil.

4

Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial.

5

Análise avançada das demonstrações contábeis: uma abordagem crítica.

6

Manual de ética empresarial

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura