Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio - Práticas Contábeis III - Contabilidade Fiscal e Tributária - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis Par766/17

PROFESSOR

Alfeu Antonio Agostinetto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio - Práticas Contábeis III - Contabilidade Fiscal e Tributária

80

EMENTA

Práticas contábeis, lançamentos de notas fiscais, impostos. Atividade curricular de consolidação do desempenho profissional na área Tributária: prática  dos tributos e contribuições.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos discentes conhecimentos dos procedimentos e processos na área fiscal, confecção de documentos fiscais e seus registros, apuração dos impostos e contabilização.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elaboração de notas fiscais de acordo com o ramo de atividade; Controle de estoque e custeamento dos custos; Observação dos impostos inerentes a atividade empresarial; Orientar dos registros fiscais; Orientar a contabilização das movimentações fiscais; Apuração dos impostos ICMS, ISQN, Pis e Cofins.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

I. Análise da tributação dos produtos/mercadorias relacionado ao ICMS, Pis e Cofins.
II. Análise na precificação das mercadorias/produtos/serviços.
III. Elaboração dos documentos fiscais, notas de compras, vendas, serviços tomados, serviços prestados, conhecimentos de transporte rodoviários de cargas;
IV. Controle de estoque e calculo custo médio/PEPS;
V. Contabilização das entradas, saídas e serviços tomados e prestados.
VI. Conferência dos livros fiscais e apuração dos impostos ICMS, ISQN, Pis e Cofins;
VII. Elaboração e conferências dos balancetes;
VIII. Obrigações acessórias fiscais e tributárias.

80

TOTAL DE HORAS

não há

Estratégias:Orientação expositivas dialogada; Uso do quadro; Datashow.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Assimilar o conteúdo abordado em sala de aula, e em pesquisas extraclasse e/ou pratica utilizadas para sua aprendizagem.

HABILIDADES

Capacidade de interpretar, analisar e executar trabalhos, seja individual ou em grupo.

ATITUDES

Assiduidade, pontualidade, participação, dedicação e cordialidade com os colegas e professor.

OUTRAS

não há

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Apresentação trabalho Parte I

Apresentação trabalho Parte II

Avaliação Integrativa

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. ; OLIVEIRA, Juarez de. Lei de sociedades anônimas: Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, acompanhada da lei nº 6.385, de dezembro de 1976. 2.ed.atual. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 1977. 191 p. (Legislação Brasileira) 3952

2

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 16ª. Atlas 2011

3

SILVA, Lourival Lopes da. Contabilidade avançada e tributária. 3ª. 2011

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

2

3

PÊGAS, Paulo Henrique. Manual de contabilidade tributária. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 575 p. ISBN 9788597011708.

PADOVESE, Luiz Clovis. Contabilidade gerencial. Atlas

5

CREPALDI, Silvio; CREPALDI, Guilherme Simões. Contabilidade fiscal e tributária: teoria e prática. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788553131983.

obs:não há

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura