PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Ciências Contábeis |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Ciências Contábeis Par766/17 |
PROFESSOR |
Petterson Andrade Arruda |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing Aplicado a Contabilidade |
0-17670 |
5º |
2 |
40 |
EMENTA |
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O que é Marketing. Conceitos e definições. Marketing aplicado à Contabilidade. Natureza e Características de um serviço. Componentes da administração de serviços. Serviço do ponto de vista do cliente. Produtividade e qualidade nos serviços. Projetando os sistemas de entrega dos serviços. Recrutando e retendo funcionários para os serviços. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver a percepção global do aluno em relação ao marketing, proporcionando a visão sistêmica sobre planejamento de marketing e o composto mercadológico. Apresentar e discutir os conceitos de marketing e os instrumentos disponíveis para o desempenho das funções mercadológicas nas organizações contábeis. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Demonstrar como é aplicado o marketing nas organizações contábeis - Desenvolver um Planejamento estratégico de Marketing - Despertar a criatividade; - Estudar a evolução do pensamento estratégico de marketing; - Verificar como o processo de Gestão de serviços, pode torna-se uma vantagem competitiva. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
1.Apresentação do professor e do plano de ensino |
6 |
2 |
2 Marketing: Contextualização, definições e conceitos |
6 |
3 |
3 Planejamento Estratégico de Marketing/vendas |
6 |
4 |
4 Marketing de Serviços |
6 |
5 |
5. Mix de Serviços |
4 |
6 |
6 Administração de Vendas |
4 |
7 |
7 Tratamento das Objeções |
4 |
8 |
8 Valor |
4 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias:AEX/ARM/ET/TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Textos produzidos, leitura e apresentações |
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HABILIDADES |
Habilidades/técnicas de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão. |
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ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade e comprometimento |
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OUTRAS |
Visão sistêmica, criticidade e saber ouvir |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
1,2,3,4,5,6,7 e 8 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 (Seminário de Inovação Canvas) |
1 e 2 |
x |
x |
x |
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 (Seminário de Planejamento Marketing/Plano de Negócios) |
1,2,3 e 4 |
x |
x |
x |
2.0 |
01/04/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 4 Prova escrita |
1,2,3,4,5 e 6 |
x |
x |
x |
2.0 |
27/05/2024 |
x |
A definir |
||||
Avaliação 5 (Vendas e Negociação) |
6 , 7 e 8 |
x |
x |
x |
2.0 |
24/06/2024 |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
KOTLER, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Pearson Education - BR 2012 ISBN 9788581430003 |
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2 |
LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012 |
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3 |
ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580553628. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan; BRANDÃO, Ailton Bonfim. Administração de marketing global. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. ISBN 8522422680 |
|||||||||||
2 |
WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo; LOVELOCK, Christopher. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia, estratégia. 8. São Paulo: Saraiva Uni, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571441231. |
|||||||||||
3 |
MOREIRA, Júlio César Tavares et al. (org.). Serviços de marketing: um diferencial competitivo. São Paulo: Saraiva Uni, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788502121744. |
|||||||||||
4 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020151. |
|||||||||||
5 |
LAS CASAS, Alexandre Luzzi; LAS CASAS, Jéssica Lora. Marketing de serviços: como criar valores e experiências positivas aos clientes. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022087. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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