Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Marketing Aplicado a Contabilidade - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Ciências Contábeis

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis Par766/17

PROFESSOR

Petterson Andrade Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing Aplicado a Contabilidade

0-17670

2

40


EMENTA

O que é Marketing. Conceitos e definições. Marketing aplicado à Contabilidade. Natureza e Características de um serviço. Componentes da administração de serviços. Serviço do ponto de vista do cliente. Produtividade e qualidade nos serviços. Projetando os sistemas de entrega dos serviços. Recrutando e retendo funcionários para os serviços.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a percepção global do aluno em relação ao marketing, proporcionando a visão sistêmica sobre planejamento de marketing e o composto mercadológico. Apresentar e discutir os conceitos de marketing e os instrumentos disponíveis para o desempenho das funções mercadológicas nas organizações contábeis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Demonstrar como é aplicado o marketing nas organizações contábeis - Desenvolver um Planejamento estratégico de Marketing - Despertar a criatividade; - Estudar a evolução do pensamento estratégico de marketing; - Verificar como o processo de Gestão de serviços, pode torna-se uma vantagem competitiva.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.Apresentação do professor e do plano de ensino
1.2 Marketing: Desmistificando o marketing e o neuromarketing

6

2

2 Marketing: Contextualização, definições e conceitos
2.1 O composto de marketing

6

3

3 Planejamento Estratégico de Marketing/vendas
3.1Conceito de Planejamento Estratégico de Marketing
3.2 Conceito de Planejamento
3.3 Importância do Plano de Marketing
3.4 marketing na prática

6

4

4 Marketing de Serviços
4.1 Conceito de Serviços
4.2 Importância dos Serviços

6

5

5. Mix de Serviços
5.1 Características dos Serviços
5.2 Tipos de Serviços

4

6

6 Administração de Vendas
6 .1 Tipos de Clientes
6.2Processo de Vendas
6.3 Apresentação de vendas

4

7

7 Tratamento das Objeções
7.1 Fechamento
7.2 Serviços de pós-venda

4

8

8 Valor
8.1 Valor e Processo/produtividade
8.2 Relação entre valor e qualidade

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX/ARM/ET/TG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Textos produzidos, leitura e apresentações

HABILIDADES

Habilidades/técnicas de gestão estratégica, comunicação verbal, escrita, leitura e reflexão.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade e comprometimento

OUTRAS

Visão sistêmica, criticidade e saber ouvir

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5,6,7 e 8

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 2 (Seminário de Inovação Canvas)

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação 3 (Seminário de Planejamento Marketing/Plano de Negócios)

1,2,3 e 4

x

x

x

2.0

01/04/2024

x

A definir

Avaliação 4 Prova escrita

1,2,3,4,5 e 6

x

x

x

2.0

27/05/2024

x

A definir

Avaliação 5 (Vendas e Negociação)

6 , 7 e 8

x

x

x

2.0

24/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KOTLER, Philip; Keller, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. Pearson Education - BR 2012 ISBN 9788581430003

2

LAS CASAS, A. P. Marketing de serviços. são paulo atlas 2012

3

ZEITHAML, Valarie A; BITNER, Mary Jo; GREMLER, Dwayne D. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 6. Porto Alegre: AMGH, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788580553628.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

KOTABE, Masaaki; HELSEN, Kristiaan; BRANDÃO, Ailton Bonfim. Administração de marketing global. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2000. ISBN 8522422680

2

WIRTZ, Jochen; HEMZO, Miguel Angelo; LOVELOCK, Christopher. Marketing de serviços: pessoas, tecnologia, estratégia. 8. São Paulo: Saraiva Uni, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788571441231.

3

MOREIRA, Júlio César Tavares et al. (org.). Serviços de marketing: um diferencial competitivo. São Paulo: Saraiva Uni, 2008. 1 recurso online. ISBN 9788502121744.

4

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597020151.

5

LAS CASAS, Alexandre Luzzi; LAS CASAS, Jéssica Lora. Marketing de serviços: como criar valores e experiências positivas aos clientes. 7. São Paulo: Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788597022087.

obs:

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