Uniplac - Graduação - Ciências Contábeis - Estágio - Práticas Contábeis I - Contabilidade Societária e Comercial - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

CURSO

Ciências Contábeis

ESTRUTURA CURRICULAR

Ciências Contábeis Par766/17

PROFESSOR

Alfeu Antonio Agostinetto

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio - Práticas Contábeis I - Contabilidade Societária e Comercial

40

EMENTA

Práticas contábeis de lançamentos e criação de atos constitutivos, alterações, equiparações, transformações, baixa de empresas. Atividade curricular de desempenho profissional.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos discentes conhecimentos do processo de constituição, transformação, equiparação e baixa com suas particularidades, demonstrando passo a passo as atividades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Elaboração de contratos, enquadramento fiscal/tributário, emissão das obrigações de registro nas esferas estadual, municipal e federal; Contabilização das operações dos atos constitutivos; Esclarecer pontos relevantes nos atos constitutivos; Orientar os alunos sobre formas de pesquisas das normas contábeis e das legislações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

I. Formas societárias e seus atos constitutivos;
II. Atividades operacionais e obrigações;
III. Passo a passo no processo de constituição;
IV. Explanação de métodos de contabilização com exemplos;
V. Regimes Tributários;
VI. Obrigações acessórias das empresas;

40

TOTAL DE HORAS

Estratégias:

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Assimilar o conteúdo abordado em sala de aula, e em pesquisas extraclasse e/ou pratica utilizadas para sua aprendizagem.

HABILIDADES

Capacidade de interpretar, analisar e executar trabalhos, seja individual ou em grupo.

ATITUDES

Assiduidade, pontualidade, participação, dedicação e cordialidade com os colegas e professor.

OUTRAS

Não Há

DATAS PREVISTAS

Unidades

Recuperação

Sim

Trabalho Final

8

A definir

Integrativa

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRASIL. ; OLIVEIRA, Juarez de. Lei de sociedades anônimas: Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, acompanhada da lei nº 6.385, de dezembro de 1976. 2.ed.atual. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 1977. 191 p. (Legislação Brasileira) 3952

2

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: teoria e prática. 4.ed. São Paulo: Editora Atlas Ltda, 2006. 84 p. ISBN 8522444196

3

CREPALDI, Silvio; CREPALDI, Guilherme Simões. Contabilidade fiscal e tributária: teoria e prática. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788553131983.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

www.jucesc.gov.com.br

www.congla.com.br

3

www.receita.fazenda.gov.br

4

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 16ª. Atlas 2011

5

PÊGAS, Paulo Henrique. Manual de contabilidade tributária. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2018. 575 p. ISBN 9788597011708.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura