Uniplac - Graduação - Arquitetura e Urbanismo - Patrimônio Arquitetônico I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Arquitetura e Urbanismo

ESTRUTURA CURRICULAR

Arquitetura e Urbanismo Par762/17

PROFESSOR

Jose Alberto de Oliveira Grechoniak


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Patrimônio Arquitetônico I

0-17649

2

40


EMENTA

Estudo dos conceitos e das técnicas para conservação, preservação e restauro do patrimônio histórico e arquitetônico e seu rebatimento na prática de intervenção, no mundo ocidental e em especial no Brasil. As questões dos valores artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico, considerando as cartas patrimoniais e a legislação nacional.


OBJETIVO GERAL

O intuito é aprofundar a visão dos problemas ligados à preservação dos bens culturais e fornecer bases sólidas aos estudantes para intervenções em bens culturais responsáveis, adequadas e historicamente fundamentadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A disciplina tem por objetivo o estudo da preservação do patrimônio cultural na sua amplitude - patrimônio material, imaterial e mundial - por meio de estudos de caso, criação de inventários participativos e ações de promoção e divulgação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação da Disciplina e “O que é patrimônio@p0: Conceitos básicos do campo do patrimônio cultural.

2

2

O que é patrimônio@p1: Introdução ao campo do patrimônio cultural, Evolução do conceito “patrimônio”, Criação da legislação patrimonial do mundo

4

3

Cartas Patrimoniais: Histórico da disciplina. Cartas patrimoniais. Estudos de caso. Fichas de Leitura.

4

4

Patrimônio Brasileiro, um patrimônio de todos: Legislação de preservação, Histórico do IPHAN, Estudos de caso. Palestras com técnicos do campo do patrimônio.

8

5

Conhecimento do Bem Cultural: Inventários de bens culturais. Exercício prático de inventário segundo metodologia de inventário participativo do IPHAN. Atividade Prática Assessorada.

12

6

Ações de preservação do patrimônio local: Estudo de legislações disponíveis. Atividade prática assessorada. Referências e Diretrizes para restauração.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AED, ARM, EX, EC, TI, PAL


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Reconhecimento do patrimônio cultural brasileiro e dos processos de valoração, proteção e salvaguarda. Panorama das ações públicas de preservação do patrimônio cultural. Repertório de referências práticas e teóricas sobre restauração de edifício histórico e inserção contemporânea em diálogo com o pré-existente.

HABILIDADES

Análise crítica e contextualizada das ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Aplicação na proposta projetual dos conhecimentos teóricos estudados. Coerência e assertiva da intervenção com a proposta de preservar e valorizar os edifícios pré-existentes.

ATITUDES

Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação.

OUTRAS

Realização das discussões propostas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

x

x

x

2

A definir

Cartas Patrimoniais + Discussão

3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Painel Síntese + Discussão

1, 2, 3 e 4

2

A definir

Conhecimento de Bem Cultural

1, 2, 3

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Ação de preservação de bem cultural

1, 2, 3, 4, 5 e 6

2

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006. ISBN 9788574480305.

2

SOUZA, Ana Carolina Machado de et al. História e patrimônio cultural. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902319.

3

LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio cultural. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense S.a., 2010. 127p. ISBN 9788511000467.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

IPHAN (Brasil). Coletâneas de leis sobre preservação do patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006.

2

TIRAPELI, Percival. Patrimônio da humanidade no Brasil. São Paulo: Metalivros, 2007. 335 p. ISBN 8585371307

3

MELO, Alessandro de; CARDOZO, Poliana Fabiula. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.36, n.133, p. 1059-1075, out. 2015.

4

SANT’ANNA, Márcia. Preservação. In: IPHAN. Dicionário do Patrimônio Cultural. Brasília: IPHAN, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Preserva%C3%A7%C3%A3 o%20pdf(1).pdf.

5

FONSECA, Maria Cecília Lourdes. Referências Culturais: Base para Novas Políticas de Patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial, 2a ed. Brasília: IPHAN, 2003.

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