PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Arquitetura e Urbanismo |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Arquitetura e Urbanismo Par762/17 |
PROFESSOR |
Jose Alberto de Oliveira Grechoniak |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Patrimônio Arquitetônico I |
0-17649 |
7º |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Estudo dos conceitos e das técnicas para conservação, preservação e restauro do patrimônio histórico e arquitetônico e seu rebatimento na prática de intervenção, no mundo ocidental e em especial no Brasil. As questões dos valores artístico, cultural, arquitetônico e urbanístico, considerando as cartas patrimoniais e a legislação nacional. |
OBJETIVO GERAL |
O intuito é aprofundar a visão dos problemas ligados à preservação dos bens culturais e fornecer bases sólidas aos estudantes para intervenções em bens culturais responsáveis, adequadas e historicamente fundamentadas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
A disciplina tem por objetivo o estudo da preservação do patrimônio cultural na sua amplitude - patrimônio material, imaterial e mundial - por meio de estudos de caso, criação de inventários participativos e ações de promoção e divulgação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da Disciplina e “O que é patrimônio@p0: Conceitos básicos do campo do patrimônio cultural. |
2 |
2 |
O que é patrimônio@p1: Introdução ao campo do patrimônio cultural, Evolução do conceito “patrimônio”, Criação da legislação patrimonial do mundo |
4 |
3 |
Cartas Patrimoniais: Histórico da disciplina. Cartas patrimoniais. Estudos de caso. Fichas de Leitura. |
4 |
4 |
Patrimônio Brasileiro, um patrimônio de todos: Legislação de preservação, Histórico do IPHAN, Estudos de caso. Palestras com técnicos do campo do patrimônio. |
8 |
5 |
Conhecimento do Bem Cultural: Inventários de bens culturais. Exercício prático de inventário segundo metodologia de inventário participativo do IPHAN. Atividade Prática Assessorada. |
12 |
6 |
Ações de preservação do patrimônio local: Estudo de legislações disponíveis. Atividade prática assessorada. Referências e Diretrizes para restauração. |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AED, ARM, EX, EC, TI, PAL |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Reconhecimento do patrimônio cultural brasileiro e dos processos de valoração, proteção e salvaguarda. Panorama das ações públicas de preservação do patrimônio cultural. Repertório de referências práticas e teóricas sobre restauração de edifício histórico e inserção contemporânea em diálogo com o pré-existente. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Análise crítica e contextualizada das ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Aplicação na proposta projetual dos conhecimentos teóricos estudados. Coerência e assertiva da intervenção com a proposta de preservar e valorizar os edifícios pré-existentes. |
|||||||||||
ATITUDES |
Presença. Interesse. Participação. Iniciativa. Comunicação. |
|||||||||||
OUTRAS |
Realização das discussões propostas. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação Integrativa |
|
x |
x |
x |
2 |
A definir |
|
|
||||
Cartas Patrimoniais + Discussão |
3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Painel Síntese + Discussão |
1, 2, 3 e 4 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
||||
Conhecimento de Bem Cultural |
1, 2, 3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Ação de preservação de bem cultural |
1, 2, 3, 4, 5 e 6 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade, 2006. ISBN 9788574480305. |
|||||||||||
2 |
SOUZA, Ana Carolina Machado de et al. História e patrimônio cultural. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786556902319. |
|||||||||||
3 |
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio cultural. Rio de Janeiro: Editora Brasiliense S.a., 2010. 127p. ISBN 9788511000467. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
IPHAN (Brasil). Coletâneas de leis sobre preservação do patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN, 2006. |
|||||||||||
2 |
TIRAPELI, Percival. Patrimônio da humanidade no Brasil. São Paulo: Metalivros, 2007. 335 p. ISBN 8585371307 |
|||||||||||
3 |
MELO, Alessandro de; CARDOZO, Poliana Fabiula. Patrimônio, turismo cultural e educação patrimonial. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.36, n.133, p. 1059-1075, out. 2015. |
|||||||||||
4 |
SANT’ANNA, Márcia. Preservação. In: IPHAN. Dicionário do Patrimônio Cultural. Brasília: IPHAN, 2015. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Preserva%C3%A7%C3%A3 o%20pdf(1).pdf. |
|||||||||||
5 |
FONSECA, Maria Cecília Lourdes. Referências Culturais: Base para Novas Políticas de Patrimônio. In: O Registro do Patrimônio Imaterial: dossiê final das atividades da Comissão e do Grupo de Trabalho do Patrimônio Imaterial, 2a ed. Brasília: IPHAN, 2003. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |