A fase de Formulação da Estratégia



Como definiremos o nosso futuro

É na fase de formulação que a estratégia será idealizada com a determinação da direção e do foco das atividades no longo prazo.

Primeiramente, serão analisados os ambientes interno e externo. A análise interna busca esclarecer as fraquezas presentes atualmente na organização, bem como as vantagens em que ela se destaca em relação a concorrência. A exploração do ambiente externo visa compreender os fatores e tendências que podem beneficiar ou ameaçar o desempenho no futuro. O conjunto dessas informações facilitarão o entendimento e a proposição de cenários para os quais teremos respostas estratégicas.

O entendimento do contexto em que estamos nos permitirá determinar as decisões de posicionamento estratégico tanto da Fundação UNIPLAC, como da Universidade, do instituto IABio e da incubadora MidiLages. O posicionamento é constituído e definido pelos seguintes elementos:

Segmentos de atuação: quais regiões e grupos de clientes atenderemos?

Proposta de valor: quais são os atributos que diferenciarão nossa oferta aos segmentos de atuação definidos?

Portfólio: quais são os cursos e serviços que ofertaremos aos segmentos de atuação?

Posicionamento de preço: quais padrões de preço utilizaremos considerando os segmentos de atuação priorizados, a proposta de valor, o portfólio de cursos e serviços, levando em consideração o nível de concorrência encontrado no mercado?

Como fechamento desta fase, revisitaremos nossa Missão, Visão e Valores de modo que em função dos desafios encontrados na análise dos ambientes e dos novos posicionamentos possamos atualizá-los ou modificá-los.

Fone: (49) 3251- 1118
E-MAIL: uniplac2025@uniplaclages.edu.br
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática